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Título: Práticas de ensino-aprendizagem de escrita acadêmica de estudantes do oitavo período do curso de letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Teaching-learning practices of academic writing of eighth period’s students of the Course of Letters of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco campus
Autor(es): Mezomo, Ediane Fátima
Orientador(es): Teis, Denize Terezinha
Palavras-chave: Prática de ensino
Linguística
Análise do discurso
Student teaching
Linguistics
Discourse analysis
Data do documento: 25-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MEZONO, Ediane Fátima. Práticas de ensino-aprendizagem de escrita acadêmica de estudantes do oitavo período do curso de letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: A chegada à universidade pelos estudantes que cursarão a graduação pela primeira vez ou que recém concluíram o Ensino Médio, exige que desenvolvam novas competências discursivas. Essas competências os permitem realizar as atividades que o universo acadêmico demanda, tendo contato com gêneros acadêmicos que são utilizados como práticas de letramento acadêmico. O que acontece, entretanto, é que os alunos ao chegarem à universidade, não possuem um letramento característico para o novo ambiente, cabendo aos professores então, os auxiliarem, o que nem sempre acontece, já que muitos docentes entendem que ao fazer um curso superior, o aluno já está preparado para as novas práticas de escrita. Dessa forma, a presente análise pretende verificar a percepção de docentes e alunos do curso de Letras – Português/Inglês, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco acerca das dificuldades relacionadas à produção escrita dos gêneros acadêmicos. Para que isso se fizesse possível, foram entregues questionários aos sujeitos de pesquisa e, posteriormente, foi realizada a análise das respostas de acordo com os pressupostos teóricos de gêneros discursivos de Bakhtin (2011) e dos Novos Estudos do Letramento (BARTON, 1994; GEE, 1996; STREET, 1984). O estudo permitiu concluir que tanto alunos quanto professores percebem as dificuldades relativas ao ensino-aprendizagem de gêneros discursivos nos aspectos temático, estilístico e estrutural. Os professores mencionaram as dificuldades na associação entre teoria e prática para a produção dos relatórios e isso implica em um conflito identitário vivenciado pelo aluno, dividido entre o que espera dele o docente e o que tem condições de produzir. Busca-se, com esta pesquisa, fazer com que os alunos possam refletir sobre a formação profissional que estão recebendo, e que também o corpo docente reflita em relação às suas práticas de trabalho com textos escritos com os acadêmicos.
Abstract: The arrival at the university by students who will course the graduation for the first time or who have just finished high school, requires them to develop new discursive skills. These discursive skills allow them to carry out the activities that the academic universe demands, having contact with academic genres that are used as academic literacy. What happens, however, is that students on arriving at university do not have a characteristic literacy for the new environment, and it is up to the teachers to help them, which is not always the case, because many teachers understand that when taking a higher course, the student is already prepared for the new writing practices. Therefore, the present analysis has the purpose of verifying the understanding of teachers and students of the Course of Letters - Portuguese/English, of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco on the difficulties related to the written production of the academic genres. In order to make this possible, questionnaires were given to the research subjects and, afterwards, the analysis of the responses was carried out according to the theoretical conjecture of discursive genres of Bakhtin (2011) and the New Studies of Literacy (BARTON, 1994; GEE, 1996; STREET, 1984). The study allowed concluding that both students and teachers perceive the difficulties related to the teaching- learning of discursive genres in the thematic, stylistic and structural aspects. The teachers mentioned the difficulties in the association between theory and practice for the production of reports and this implies an identity conflict experienced by the student, divided between what the teacher expects of him and what he can produce. With this research, students will be able to reflect on the professional education they are receiving and also that the faculty reflect about their work practices with written texts with the academics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14686
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