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Título: A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
Título(s) alternativo(s): The influence of military dictatorship on the repression songs by Chico Buarque
Autor(es): Rosa, Isadora Schemmer Tormes da
Orientador(es): Lima, Marcos Hidemi de
Palavras-chave: Música popular
Buarque, Chico, 1944-
Ditadura
Censura
Compositores
Popular music
Dictatorship
Censorship
Composers
Data do documento: 30-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSA, Isadora Schemmer Tormes da. A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do período de ditadura militar brasileira nas obras musicais de Chico Buarque da época, especificamente em suas canções de repressão, visto que ele teve grande importância na produção cultural da época e, também, foi muito perseguido pelo regime. A pesquisa obedece a três etapas: busca de dados sobre a produção cultural e acontecimentos históricos no período ditatorial a partir das considerações de Manu Pinheiro (2015) e Heloisa Buarque de Hollanda (2004); estudo da biografia de Chico Buarque, buscando compreender sua evolução como compositor e crítico no período em questão, baseando-se em Wagner Homem (2009) e Adélia Bezerra de Meneses (1982); e, finalmente, análise das letras das canções de repressão “Acorda, amor” e “Angélica”, utilizando como aporte teórico as teorias sobre canção de Luiz Tatit (2002; 2014). Em síntese, os três eixos deste trabalho visam relacionar os acontecimentos do período histórico abordado, a postura crítica do compositor como sujeito oprimido pelo Estado ditatorial e o emprego da canção por ele como forma de denúncia de seu tempo.
Abstract: This paper aims to understand the influence of the Brazilian military dictatorship period over the musical works of Chico Buarque of that time, specifically in his repression songs, since he had great importance in the cultural production of the time, and also was very persecuted by the regime. The research follows three steps: search for data on cultural production and historical events in the dictatorial period from the considerations of Manu Pinheiro (2015) and Heloisa Buarque de Hollanda (2004); a study of the biography of Chico Buarque, seeking to understand his evolution as a composer and critic within the period analyzed, based on the theoretical-critical texts by Wagner Homem (2009) and Adélia Bezerra de Meneses (1982); and finally, an analysis of the lyrics of the repression songs "Acorda, amor" and "Angelica", using as a theoretical contribution Luiz Tatit's theories about song (2002, 2014). In short, the three axis of this work are aimed at relating the events of the covered historical period, the critical position of the composer as a subject oppressed by the dictatorial State and his use of songs as a way of denouncing his time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672
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