Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14574
Título: Desenvolvimento de um sistema de monitoramento energético controlado pela internet
Título(s) alternativo(s): Development of an energy monitoring system controlled by internet
Autor(es): Andrade, Guilherme Henrique Evangelista de
Orientador(es): Bertotti, Fabio Luiz
Palavras-chave: Sistemas de coleta automática de dados
Sistemas embarcados (Computadores)
Automação residencial
Automatic data collection systems
Embedded computer systems
Home automation
Data do documento: 13-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ANDRADE, Guilherme Henrique Evangelista de. Desenvolvimento de um sistema de monitoramento energético controlado pela internet. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: A internet revolucionou a sociedade e o modo como as pessoas se relacionam com a informação e objetos. Em paralelo, a dependência por energia elétrica demanda meios de visualizar e controlar os equipamentos que consomem essa energia. Desse modo, é desenvolvido um sistema domótico que fornece índices de energia, além da capacidade de armazenar os dados coletados em um banco de dados e o controle de uma rede de unidades sensoras pela internet. Por isso, foi proposto o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de consumo energético e acionamento de dispositivos elétricos, através de uma unidade sensora que realize as medições e um dispositivo central que recolha e envie a informação pela internet, fornecendo para o usuário acesso desses dados através de um aplicativo. Embora o sistema tenha encontrado sinergia, com o aplicativo comandando a unidade central, que se comunicou bem com a unidade sensora e esta adquiriu os sinais de temperatura e corrente, alguns problemas na comunicação sem fio e na aquisição dos sinais fizeram deste trabalho um grande desafio.
Abstract: The internet has revolutionized society and the way people relate to the information and objects. In parallel, the electric energy dependence needs ways of visualizing and controlling the equipment that consume this energy. Therefore, a domotic system is developed to provide energy indexes, also the capacity to store the data collected in a database and control a sensor network through the Internet.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14574
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COENC_2016_2_02.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.