Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSgarbi, Bruno Braghini
dc.creatorBarteles, Gregory Wells de Carvalho
dc.date.accessioned2020-11-18T12:10:00Z-
dc.date.available2020-11-18T12:10:00Z-
dc.date.issued2018-06-19
dc.identifier.citationSGARBI, Bruno Braghini; BARTELES, Gregory Wells de Carvalho. Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14546-
dc.description.abstractThe problem of urban mobility is quite common in almost all Brazilian cities due to the lack of investments and projects aimed at this area, which generates major economic and social problems. Political carelessness and disorganized growth further amplify the problems of inefficient urban mobility. Because of that, this work aims to analyze intersections of the city Pato Branco-PR analyzing level of service for roundabout, criteria adopted by the public body for traffic lights and solution, if necessary, in intersections that do not have any type of traffic control. A case study was made using the methods of the Manual of Intersections of the National Department of Infrastructure and Transport (2005) and of the HCM - Highway Capacity Manual - (2010), raising the number of vehicles movements, points of conflict of near accidents and then analyzing the data obtained according to both DNIT and HCM criteria for the current time and for a 10-year project horizon year. In the case of the roundabout the current service level is B and for the project horizon year this roundabout would not serve its purposes efficiently. It can be concluded that poor public management of urban mobility can lead to great economic and social losses and greater danger in traffic, and that a continuous count is necessary in the main intersections of cities, especially in accidents so that the city can analyze and take the best measures to remedy such problems.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRodovias - Interferências e interseçõespt_BR
dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectRoads - Interchanges and intersectionspt_BR
dc.subjectTraffic signs and signalspt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.titleAnálise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfegopt_BR
dc.title.alternativeIntersection analysis in the center of Pato Branco - PR: a case study to improve trafficpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO problema de mobilidade urbana é bastante comum em quase todas as cidades brasileiras por haver falta de investimentos e projetos voltados para essa área, o que gera grandes problemas econômicos e sociais. O descuido político e o crescimento desorganizado amplificam ainda mais os problemas de uma mobilidade urbana ineficiente. Por causa disso, esse trabalho visa analisar cruzamentos da cidade de Pato Branco-PR analisando nível de serviço para rotatória, critérios adotados pelo órgão público para semáforos e solução caso necessário em cruzamentos que não possuam nenhum tipo de controle viário. Foi feito um estudo de caso utilizando-se dos métodos do Manual de Interseções do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - (2005) e do HCM – Highway Capacity Manual – (2010), sendo levantados nos locais os números de veículos e seus movimentos, pontos de conflito de quase acidentes e então analisando os dados obtidos segundo critérios tanto do DNIT quanto do HCM para o momento atual e para um ano horizonte de projeto de 10 anos. No caso da rotatória o nível de serviço atual é B e para o ano horizonte de projeto esta rotatória não serviria aos seus propósitos de maneira eficiente. Pode-se concluir que uma má gestão pública quanto a mobilidade urbana pode levar a grandes perdas econômicas, sociais e maior perigo no transito e que se faz necessário uma contagem contínua nos principais cruzamentos das cidades principalmente quanto a acidentes para que a prefeitura possa analisar e tomar as melhores providências para sanar tais problemas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Conterno, Rayana Carolina
dc.contributor.referee1Conterno, Rayana Carolina
dc.contributor.referee2Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee3Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2018_1_10.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.