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Título: Controle da compactação do subleito de valas em travessias de vias urbanas através do emprego do cone de penetração dinâmica
Autor(es): Defaveri, Kethlyn
Cantarelli, Pâmela Angélica
Orientador(es): Trombetta, Jairo
Palavras-chave: Solos - Compactação
Pavimentos
Análise estrutural (Engenharia)
Ruas
Soil compaction
Pavements
Structural analysis (Engineering)
Streets
Data do documento: 16-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DEFAVERI, Kethlyn; CANTARELLI, Pâmela Angélica. Controle da compactação do subleito de valas em travessias de vias urbanas através do emprego do cone de penetração dinâmica. 2015. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: A implantação das redes de infraestrutura tem gerado um número significativo de aberturas de valas nas vias urbanas. A falta de especificações e fiscalização no processo de reaterro e recomposição dessas valas afetam o desempenho estrutural e funcional dos pavimentos. A utilização de equipamentos e métodos tradicionais para controle da compactação das camadas de reaterro em valas se torna pouco eficiente devido à restrição de espaço e tempo para a execução dos serviços. Esta pesquisa objetivou avaliar a viabilidade do emprego do Cone de Penetração Dinâmica - DCP para controle de compactação do solo no processo de reaterro de valas em vias urbanas. O equipamento DCP tem sido empregado devido a realizar um ensaio não destrutivo, ser de fácil e rápida execução e baixo custo. O estudo baseou-se na obtenção de correlações entre o índice de penetração do solo - DN e o Índice de Suporte Califórnia – CBR, bem como entre o índice de penetração do solo e o grau de compactação do solo - GC, de acordo com a metodologia proposta por Garcez (2010). Para isso, executou-se uma vala experimental nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco – PR, de onde foram coletadas as amostras para realização de ensaios laboratoriais de caracterização do solo e onde realizaram-se os ensaios in situ. Os resultados demonstraram que as correlações obtidas entre CBR e DN e DN e GC são consideradas satisfatórias e que o equipamento DCP é viável para o controle da compactação desde que seja empregado com as mesmas condições para a umidade e energia de compactação para determinado tipo de solo.
Abstract: The implantation of infrastructure networks has lead into a significate number of ditches openings on the urban roads. The lack of specifications and inspections in the backfill and restoration process of these ditches affect the structural and functional performance of pavements. Using traditional equipment and methods to compaction control of the backfill layers in ditches becomes less efficient due the space and time restriction to execute services. This research aimed to evaluate the viability to use the Dynamic Cone Penetrometer – DCP to the soil compaction control in the process of the backfill in ditches on urban roads. The DCP equipment has been used due to perform a non-destructive test, being of an easy and fast execution and low cost. The study has based in obtaining correlation between the soil penetration ratio – DN and the California Bearing Ratio – CBR, as well between the soil penetration ratio and the soil compaction rate – GC, according the methodology proposed by Garcez (2010). For that, it was made an experimental ditch in the dependencies of the University Technological Federal of Parana, Pato Branco Campus – PR, from where it was collected the samples to perform the laboratory test of soil characterization, also where it was performed in situ tests. The results presented that the correlations obtained between CBR and DN and DN and GC were considered satisfactory and that the equipment DCP is viable to the compaction control, once it is used assuring the same conditions to humidity and compaction energy to each soil type.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14480
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