Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14359
Título: Proposta de estudo preliminar de edifício de serviços de saúde com medidas ambientalmente sustentáveis
Título(s) alternativo(s): Proposal for a preliminary study of a health services buiding with environmentally sustainable measures
Autor(es): Guimarães, João Carlos Perin
Orientador(es): Larcher, José Valter Monteiro
Palavras-chave: Sustentabilidade
Energia - Consumo
Construção civil
Sustainability
Energy consumption
Building
Data do documento: 22-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GUIMARÃES, João Carlos Perin. Proposta de estudo preliminar de edifício de serviços de saúde com medidas ambientalmente sustentáveis. 2018. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O mundo vem tomando consciência de que os recursos naturais são esgotáveis e, em breve, alguns se tornarão escassos. A construção civil é responsável por uma parcela considerável do consumo destes recursos, e hoje deve trabalhar no intuito de reduzir impactos ambientais. Isso envolve desde a fase de projetos, a execução e pós-ocupação. Esse trabalho busca analisar algumas propostas na engenharia e arquitetura que visam reduzir os impactos gerados nessas fases da obra e apresenta algumas soluções sustentáveis nos pontos de vista ambiental e econômico. Em seguida, tais soluções são aplicadas na elaboração de um estudo preliminar de um edifício voltado à profissionais da área da saúde. O ponto de partida foi a entrevista informal a fim de obter um programa de necessidades conciso, e então foram seguidas etapas normativas e legislativas, com algumas bases teóricas, e com auxílio do software Autodesk Revit foi elaborado a proposta de estudo preliminar. No projeto há previsão de sistema de aproveitamento da água da chuva, que se mostrou quase suficiente para suprir a demanda de água nos sanitários. Também foi definido um sistema de geração de energia fotovoltaica, que baseado numa breve estimativa de consumo, se mostrou eficiente, gerando mais energia elétrica do que consumo. Outras soluções foram utilizadas do drywall, a escolha da orientação mais adequada das fachadas em ambientes de permanência de pessoas, visando melhor desempenho térmico da edificação e menor consumo de energia elétrica. O estudo se mostra relevantes, pois apesar de haver uma crescente oferta de opções construtivas mais sustentáveis, seu uso ainda sofre resistência, tanto por parte de profissionais, já consolidados na profissão, quanto do próprio cliente, que pensa que construir visando sustentabilidade custa caro. Esse é o reflexo de nossa cultura e cabe aos novos profissionais se interessar e mudar esse panorama.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14359
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2018_2_55.pdf24,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.