Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonilaure, Karina Mello-
dc.date.accessioned2016-01-22T18:14:37Z-
dc.date.available2016-01-22T18:14:37Z-
dc.date.issued2014-09-03-
dc.identifier.citationBONILAURE, Karina Mello. A formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: a experiência do IFPR - Campus Telêmaco Borba. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1434-
dc.descriptionAcompanha: Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: caderno de orientações metodológicaspt_BR
dc.description.abstractThis study deals with a proposal of continuing education aimed at teachers without pedagogical skills, applied in the context of implementation of the Campus Telêmaco Borba, Federal Institute of Paraná. The main objective of this study was to analyze this proposal, focusing mainly highlight the aspects of the impact of continuing education on the construction of teacher professional identity and capture the participants perception about the process of reflection on pedagogical practice and, thus, realize the significance of the training space within the organization of the teaching space and within the dynamics of everyday school life. The methodological approach was a qualitative study, defined action research. Data collection was made from the records of the meetings of continuing education during the first year of achievement and individual interviews involving teachers who participated fully in the entire process of continuing education. The results demonstrate that a proposal focused on reflection on practice, conducted by the participants, influences the construction of teacher identity. It was also found that the proposal contributed to the appropriation of skills and knowledge of teaching and to strengthen the collective group. The results led to the production of a methodological guide, in order to indicate a possible route for a proposed continuing education for teachers of Vocational and Technical Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleA formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica: a experiência do IFPR - campus Telêmaco Borbapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata de uma proposta de formação continuada voltada a professores sem formação pedagógica, aplicado no contexto de implantação do Campus Telêmaco Borba, do Instituto Federal do Paraná. O objetivo principal deste estudo foi fazer uma análise desta proposta, tendo como foco principal destacar os aspectos de impacto da formação continuada sobre a construção da identidade profissional do professor e de captar a percepção dos participantes quanto ao processo de reflexão sobre a prática pedagógica e, desta forma, perceber o significado do espaço de formação dentro da organização do espaço pedagógico e dentro da dinâmica do cotidiano escolar. A abordagem metodológica foi a de uma pesquisa qualitativa, definida de pesquisa-ação. A coleta de dados foi feita a partir dos registros dos encontros de formação continuada no decorrer do primeiro ano de realização e de entrevistas individuais envolvendo professores que participaram integralmente de todo o processo de formação continuada. Os resultados demonstram que uma proposta centrada na reflexão sobre a prática, conduzida pelos participantes, influencia na construção da identidade do professor. Foi constatado, também, que a proposta contribuiu para a apropriação de competências e saberes da docência e para fortalecer a coletividade do grupo. Os resultados levaram à produção de um Guia Metodológico, com a finalidade de indicar um possível caminho para uma proposta de formação continuada para professores da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Bonilaure, Karina Mello_2014.pdf991,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Bonilaure, Karina Mello_2014_1.pdf336,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.