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Título: Responsabilidade social corporativa: a percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis
Autor(es): Imlau, Maria Elisa
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa
Cooperativas - Aspectos sociais
Social responsibility of business
Cooperative societies - Social aspects
Data do documento: 8-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: IMLAU, Maria Elisa. Responsabilidade social corporativa: a percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis. 2015. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem recebido grande ênfase nas discussões acadêmicas e empresariais, devido a busca de adequações por parte das organizações à ações socialmente responsáveis. Neste contexto, é importante que os futuros contabilistas conheçam tais necessidades empresarias e o tema em questão, e para isso, a academia, em especial, do curso de Ciências Contábeis, deve estar inteirada a este aspecto, para que possam repassar o tema aos alunos. Este estudo objetivou conhecer e analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis sobre o tema RSC de duas IES de Pato Branco/PR. Esta pesquisa se trata de uma replicação e as proposições que constam no instrumento de pesquisa foram baseadas no estudo original. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado presencialmente em sala de aula aos discentes, onde obteve-se 268 questionários considerados válidos. Os resultados indicam que mais de 80% dos respondentes afirmaram nunca ter tido contato com o assunto, e por consequência, apresentaram pouco conhecimento para descrever seu entendimento sobre RSC e discernir as características de empresas socialmente responsáveis. Ainda, mais de 92% dos discentes concordam que o contabilista deve conhecer sobre RSC e apoiar os administradores na adoção/divulgação de práticas socialmente responsáveis. Considerando o exposto, é evidente a necessidade de melhor abordagem do tema nos cursos de Ciências Contábeis das IES pesquisadas.
Abstract: The Corporate Social Responsibility (CSR) has received a great emphasis on academic as well as in the business world, due the search for adjustments by organizations to socially responsible actions. In this context it is important that future accountants know such business needs and the subject in question, and for that, the academy, especially, the course in science accounting, it should be privy to this aspect so that they can pass the topic to the students. This study aimed to identify and analyze the perception of students of science accounting on the subject CSR of two IED from Pato Branco/PR. This research is about a replication and the propositions contained in the survey instrument were based on the original study. The data collection was conducted through a questionnaire, applied in person in the classroom for students, itt obtained 268 questionnaires considered valid. The results indicate that over 80% of participants reported never having had contact with the subject and therefore have little knowledge to describe their understanding of CSR and discern the characteristics of socially responsible companies. Even plus, more than 92% of students agree that the accountant should know about CSR and support administrators in the adoption / dissemination of socially responsible practices. Considering the above, it is clear the need for a better approach to the subject in Accounting courses of the surveyed IES.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14290
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