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Título: Desempenho acadêmico e características discentes: uma análise dos acadêmicos dos cursos da área de negócios
Autor(es): Librelato, Matheus Henrique do Amaral
Pozza, Renata
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Ensino superior - Pesquisa
Avaliação de comportamento
Education, Higher - Research
Behavioral assessment
Data do documento: 8-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LIBRELATO, Matheus Henrique do Amaral; POZZA, Renata. Desempenho acadêmico e características discentes: uma análise dos acadêmicos dos cursos da área de negócios. 2015. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: O crescimento das instituições do ensino (IES) nos últimos anos no Brasil é expressiva. Neste contexto, a qualidade de ensino é um fator chave, que vem sendo medida pelos métodos de avaliação dos discentes, como o ENADE, utilizado pelo Ministério da Educação, e outros métodos específicos que são utilizados internamente pelas IES. Neste contexto, é importante realizar uma identificação mais aprofundada em relação às causas que interferem no desempenho dos estudantes. A partir da análise dos dados obtidos junto aos estudantes matriculados no segundo, terceiro e quarto ano dos cursos de Administração e Ciências Contábeis oferecidos pela UTFPR câmpus Pato Branco - PR, este trabalho buscou identificar a existência de fatores socioeconômicos e de caracterização do respondente, que possivelmente apresentam interferência no desempenho dos acadêmicos pesquisados. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado presencialmente, obtendo 149 respostas válidas. A análise dos dados foi realizada por meio do uso de técnicas da estatística univariada, bem como a utilização de testes não paramétricos de comparação de médias. Por meio destas análises, os principais resultados auferidos apontam com 95% de certeza que o nível de ocupação dos estudantes fora das IES interfere no desempenho acadêmico, da mesma maneira que a quantidade de horas semanais que o acadêmico se dedica aos estudos, a nota do ENEM para ingresso na instituição, e a facilidade que o mesmo possui em Matemática, são fatores que afetam positivamente em um bom desempenho acadêmico. O nível de escolaridade dos pais, mesmo que hipoteticamente tende a ser um influenciador no desempenho acadêmico dos filhos, não evidenciou alguma relação estatisticamente significativa associado a isto, do mesmo modo que a renda familiar do discente e o fato do mesmo ser oriundo de escola pública ou privada, também não apontam qualquer interferência, intensificando que a dedicação do próprio estudante é um fator determinante no desempenho dele dentro da IES. Estes resultados podem ser utilizados pelas IES como uma ferramenta estratégica, as quais mediante desenvolvimento de ações podem permitir o nivelamento dos acadêmicos no início da graduação.
Abstract: The growth of educational institutions (EIs) in recent years in Brazil is remarkable. In this context, teaching quality is a key factor that has been measured by the methods of assessment of students, such as Enade used by the Ministry of Education, and other specific methods that are used internally by EIs. In this context it is important a further identification about the causes that interfere the students performance. With that being said, based on the analysis of data obtained from the students enrolled in the second, third and fourth year of the courses of Administration and Accounting, offered by UTFPR campus Pato Branco - PR, this study sought to identify the existence of socioeconomic factors and the characterization of respondent, who may have interference in the performance of surveyed academics. The data collection was conducted through a questionnaire administered to people. It generated 149 valid responses. The data analysis was performed by using techniques of univariate statistical data as well as usage of nonparametric tests of average comparison. Through these analyzes, the main results obtained show with 95% of sure that that the education level of the students outside the EIs interfere with academic performance the same manner as the amount of hours per week that the academic is dedicated to studying, the ENEM score to enter the EI and the ease that the student have in mathematics, are factors that affect positively in a good academic performance. The educational level of parents, even if hypothetically tends to be an influencer in the academic performance of the children did not show any statistically significant relationship associated with this, just as the family income of the student and the fact that student comes from public or private school, did not indicate any interference, intensifying the dedication of the student himself is a determining factor in his performance within the EIs. These results can be used by EIs as a strategic tool, which through development activities may allow the leveling of academics at the beginning of the graduation course.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14282
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