Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14278
Título: Proposta de implantação de um sistema de custeio para o auxílio à tomada de decisão: estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola
Autor(es): Ricken, Christoffer Myke
Calazans, Thiago de Almeida Batista
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Contabilidade de custo
Contabilidade gerencial
Custeio baseado em atividades
Cost accounting
Managerial accounting
Activity-based costing
Data do documento: 21-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RICKEN, Christoffer Myke; CALAZANS, Thiago de Almeida Batista. Proposta de implantação de um sistema de custeio para o auxílio à tomada de decisão: estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo fazer um estudo de caso em uma empresa do ramo agrícola situada na região sudoeste paranaense e propor um sistema de controle e análise de custo que possa auxiliar o gestor na tomada de decisão. Foi elaborada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo e optou-se pela aplicação de um método de custeio híbrido entre o sistema de custeio baseado em atividades (ABC) e o custeio variável. O ABC foi utilizado para a separação das despesas fixas da empresa entre suas atividades. Já com o sistema de custeio variável buscou-se distribuir os custos e despesas variáveis nos produtos, além de identificar as margens de contribuição de produto em suas respectivas atividades. Com o resultado, após a implantação de ambos os métodos, foi possível gerar diversas informações relevantes para o auxilio da administração na tomada de decisão, tais como o total das margens de contribuição de cada atividade, o ponto de equilíbrio contábil das atividades e o resultado da empresa no período analisado.
Abstract: The present study has the purpose of proceeding a case study on a agricultural company located on the southwest region of Paraná, and also to propose a system of control and cost analysis that may help the manager in the decision-making process. It was made a bibliographical research and a field research, and was opted by the application of a hybrid defrayal method between the defrayal system Activity Based Costing (ABC) and the Variable Costing. The ABC was used for separating the fixed expenses among its activities. The Variable Costing system was used to distribute the costs and variable expenses on products, besides identifying the product contribution margins on its respective activities. With the result, after the implantation of both methods, it was possible to generate several relevant information to aid the management on the decision making process, such as the total of the contribution margins of each activity, the accounting balance point of activities and the company result on the analyzed period.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14278
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COCTB_2014_2_06.pdf732,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.