Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14248
Título: Ciclo de vida organizacional e o nível de aderência da contabilidade gerencial: um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício do sudoeste do Paraná
Autor(es): Andrade, Joziane Teixeira de
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Desenvolvimento organizacional
Managerial accounting
Organizational change
Data do documento: 29-Jan-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ANDRADE, Joziane Teixeira de. Ciclo de vida organizacional e o nível de aderência da contabilidade gerencial: um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício do sudoeste do Paraná. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente estudo evidencia o ciclo de vida organizacional, o nível de aderência da contabilidade gerencial, bem como a utilização dos artefatos gerenciais, utilizando um modelo de avaliação que demonstra a organização em uma evolução desde o seu nascimento até seu declínio. O modelo utilizado é o de Miller e Friesen (1984) o qual contribuiu para o estudo da forma pela qual a organização evolui e, por meio da utilização de um segundo modelo, o de Moores e Yuen (2001), demonstra como a evolução interfere no uso dos artefatos gerenciais. Os modelos foram aplicados por meio de um estudo de caso em uma empresa atacadista do setor alimentício localizada no sudoeste do estado do Paraná. Os resultados obtidos demonstram o vínculo entre a evolução da entidade e a utilização das ferramentas gerenciais, como também a organização posicionada no estágio de crescimento de acordo com o modelo utilizado.
Abstract: This study evidences the organizational life cycle, the grip level of managerial accounting as well as the use of management artifacts, using a valuation model that demonstrates the organization in an evolution from its birth to its decline. The model used is that of Miller and Friesen (1984) which contributed to the study of the way in which the organization evolves and by using a second model, Moores and Yuen (2001), demonstrates how the evolution interferes the use of managerial artifacts. The models were applied through a case study on a wholesale company in the food sector located in the southwestern state of Paraná. The results obtained demonstrate the link between the evolution of the organization and use of management tools, as well as positioned in the growth stage of the organization according to the model used.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14248
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COCTB_2013_2_13.pdf916,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.