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Título: Revisão do modelo de avaliação de desempenho do curso de ciências contábeis da UTFPR: incorporação das percepções do atual coordenador
Autor(es): Silva, Andréia Dalla Costa da
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Padrões de desempenho
Comportamento organizacional
Performance standards
Organizational behavior
Data do documento: 10-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Andréia Dalla Costa da. Revisão do modelo de avaliação de desempenho do curso de ciências contábeis da UTFPR: incorporação das percepções do atual coordenador. 2014. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Para que um instrumento de Avaliação de Desempenho possa ser válido, se faz necessário que o mesmo leve em consideração as necessidades e capacidades da organização, além de considerar a visão de mundo das pessoas envolvidas no processo de construção do modelo de avaliação. Neste contexto, este trabalho busca responder a seguinte questão: Como revisar um modelo de avaliação de desempenho construído por meio da metodologia MCDA-C com vistas a contemplar a visão do atual decisor? Desta forma, o objetivo do trabalho consiste em revisar o modelo de avaliação de desempenho do curso de Ciências Contábeis da UTFPR com vistas a contemplar as percepções do atual coordenador do curso. Para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com o gestor do curso de Ciências Contábeis. A pesquisa possui caráter quantitativo-qualitativo. A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista foi utilizada como instrumento de intervenção, pois possibilita a integração dos objetivos do curso e a visão do gestor. A partir da revisão do modelo foi possível: (i) determinar os atores que influenciam no processo da avaliação; (ii) determinar o rótulo da pesquisa; (iii) modificar, acrescentar e retirar os Elementos Primários de Avaliação; (iv) acrescentar uma nova área de preocupação denominada “Gestão”; (v) identificar 11 Pontos de Vista Fundamentais: 4 na área de Ensino (corpo docente, Infraestrutura, processos internos e grade curricular), 3 para a área de Pesquisa (produção científica docentes, produção científica discentes, divulgação cientifica), 2 para a área de Extensão (projetos externos, parcerias externas) e 2 para a área de Gestão (Chefia de Departamento e Professores em cargos comissionados); (vi) modificar a Estrutura Hierárquica de Valor; (i) determinar as Função de Valor; e, (ii) determinar as Taxas de Substituição. Desta forma, conclui-se que, foi possível revisar a estrutura do modelo de avaliação de desempenho do curso de Ciências Contábeis da UTFPR.
Abstract: In order to have an instrument of Performance Evaluation being valid, it is necessary that one considers the necessities and capacities of the organization, besides considering involved people’s world vision in the process of construction of the evaluation model. In this context, this paper tries to answer the following question: How to review an evaluation model built based on the MCDA-C, aiming to contemplate the vision of the modern decision maker? Based on that, the objective of the work consists in reviewing the performance evaluation model of the UTFPR’s Accounting Sciences course, aiming to contemplate the perceptions of the current coordinator of the course. In order to reach the researches objectives, an exploratory study took place, throughout a case study. The data collect occurred based on interviews with the Accounting Sciences course manager. The research has a qualitative and quantitative character. The Multistandards Methodology of Help to the constructivist decision was used as an instrument of intervention, because it makes possible the integration of the objectives of the course and the manager’s vision as well. From the model’s review it was possible: (i) determine the performers that have influence on the evaluation process; (ii) determine the label of the research; (iii) modify, add and subtract the Primary Elements of Evaluation; (iv) add a new area of preoccupation named “Management” (v) identify 11 Primary Points of View: 4 in the Teaching area (faculty, infrastructure, inside processes, curriculum), 3 in the Researching area (faculty scientific production, student scientific production, scientific divulgation), 2 in the Extension area (outside project, outside partnerships) and 2 to the Management area (Department Leadership and Professors in commissioned positions); (vi) change the Value of Hierarchic Structure; (i) determine the Value Functions; and, (ii) determine the Substitution Taxes. Based on all of that, it’s concluded that it was possible to review the structure of the model of performance evaluation of the Accounting Sciences course from UTFPR.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14232
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