Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14216
Título: Análise fatorial da satisfação no trabalho dos professores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Factorial analysis of satisaction in the work of teachers of gradulation courses in Accounting Sciences of the state of Paraná
Autor(es): Forgiarini, Aline Vanessa
Zago, Leomar Inacio
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Satisfação no trabalho
Análise fatorial
Professores - Satisfação no trabalho
Professores universitários
Job satisfaction
Factor analysis
Teachers - Job satisfaction
College teachers
Data do documento: 24-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FORGIARINI, Aline Vanessa; ZAGO, Leomar Inacio. Análise fatorial da satisfação no trabalho dos professores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do estado do Paraná. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Buscou-se com esta pesquisa realizar uma análise exploratória com os professores dos cursos de graduação de Ciências Contábeis que atuam no Estado do Paraná para identificar os principais fatores que impactam no nível de satisfação no desempenho da profissão. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, do tipo survey e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, enviados a todos os coordenadores de curso das instituições de ensino que ofertaram a Graduação em Ciências Contábeis no ano de 2018. Após a validação dos questionários de 57 respondentes, foi aplicada à análise fatorial exploratória com os resultados de 23 variáveis disponíveis no questionário aplicado. Nos resultados da análise verificou-se que apenas 11 das 23 variáveis eram significativas, as quais foram agrupadas e resultou em quatro fatores que explicam os principais fatores que impactam na satisfação docente, sendo estes: (i) Remuneração/Reconhecimento; (ii) Relacionamento no trabalho; (iii) Relacionamento com os discentes e (iv) Motivação para o trabalho. Também foi possível identificar que a satisfação dos profissionais investigados é significativamente influenciada pelo fator relacionado á remuneração e ao reconhecimento.
Abstract: This research was carried out with an exploratory analysis with the professors of the undergraduate courses in Accounting Sciences that work in the State of Paraná to identify the main factors that affect the level of satisfaction in the performance of the profession. For that, an exploratory-descriptive research, of the type survey and with quantitative approach was carried out. The data were collected through questionnaires, sent to all course coordinators of the educational institutions that offered the Graduation in Accounting Sciences in the year 2018. After the validation of the questionnaires of 57 respondents, it was applied to the exploratory factorial analysis with the results of 23 variables available in the questionnaire applied. In the results of the analysis, it was verified that only 11 of the 23 variables were significant, which were grouped and resulted in four factors that explain the main factors that affect teacher satisfaction: (i) Remuneration / Recognition; (ii) Relationship at work; (iii) Relationship with students and (iv) Motivation for work. It was also possible to identify that the satisfaction of the professionals investigated is significantly influenced by the factor related to remuneration and recognition.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14216
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COCTB_2018_2_03.pdf981,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.