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Título: A relação da ética profissional com a qualidade da informação contábil
Título(s) alternativo(s): The relationship of professional ethics with the quality of accounting information
Autor(es): Baesso, Tatiane
Orientador(es): Schvirck, Eliandro
Palavras-chave: Ética profissional
Sistemas de informação
Contadores
Professional ethics
Information systems
Accountants
Data do documento: 25-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BAESSO, Tatiane. A relação da ética profissional com a qualidade da informação contábil. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Exige-se por parte dos profissionais contábeis a prestação de informações de qualidade e pautadas em procedimentos honestos e éticos, para desta forma garantir a utilidade das informações, deste modo é fundamental que os profissionais adotem em sua rotina práticas éticas e que visem a qualidade dos seus serviços. Neste contexto, este estudo objetiva demonstrar a relação da ética profissional com a qualidade da informação por estes prestadas. Trata-se de uma pesquisa survey, com aplicação de questionário que foi encaminhado à profissionais contábeis e obteve retorno de 64 respondentes válidos. O questionário buscou atender ao objetivo do estudo por meio de questões relacionadas ao posicionamento ético profissional frente à questões que envolvem a qualidade da informação contábil. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva e também com aplicação do teste de aderência qui-quadrado, para verificar a relação de características dos respondentes com seu posicionamento quanto às questões. Os resultados demonstram que o profissional conhece o Código de Ética Profissional do Contador e que acreditam que os princípios morais e éticos são determinantes para a qualidade da informação. Foi possível identificar que os profissionais acreditam que cometem mais atos considerados antiéticos contra o fisco/governo. Notou-se que a conciliação entre atender o fisco e os gestores foi a opção mais escolhida entre os profissionais e a confiabilidade é a característica fundamental para se obter a qualidade da informação. O teste estatístico apontou que o gênero feminino e os profissionais com menor faixa etária se posicionaram de forma questionável perante o registro da perda de estoque, correspondendo a 31,3% da amostra. Porém, em geral, conclui-se que os profissionais identificam a ética como fator determinante para a qualidade da informação e tem propensão a agir de forma ética visando a prestação de informações de qualidade quando confrontados com dilemas éticos.
Abstract: It is required by the accounting professionals to provide quality information and based on honest and ethical procedures, so as to ensure the usefulness of the information, thus it is essential that the professionals adopt in their routine Ethical practices and aimed at the quality of its services. In this context, this study aims to demonstrate the relationship of professional ethics with the quality of information provided by them. This is a survey, with application of a questionnaire that was forwarded to accounting professionals and obtained a return of 64 valid responders. The questionnaire sought to meet the objective of the study through questions related to professional ethical positioning in relation to issues involving the quality of accounting information. Data analysis was performed descriptively and also with the chi-square adherence test, to verify the relationship between respondents characteristics and their positioning regarding the questions. The results show that the professional knows the code of Professional ethics of the accountant and who believe that moral and ethical principles are determinant for the quality of information. It was possible to identify that the professionals believe that they commit more acts considered unethical against the tax/government. It was noted that the reconciliation between attending the IRS and managers was the most chosen option among professionals and reliability is the fundamental characteristic to obtain the quality of information. The statistical test showed that the female gender and the professionals with the lowest age group were questioned in order to record the loss of inventory, corresponding to 31.3% of the sample. However, in general, it is concluded that professionals identify ethics as a determinant factor for the quality of information and have a propensity to act ethically aiming to provide quality information when confronted with ethical dilemmas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14215
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