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Título: A integração do design de superfícies com o design de embalagens: redesign de embalagem de protetor solar
Autor(es): Macedo, Thamiris Rodrigues
Butzke, Felipe Araújo
Orientador(es): Seleme, Eliane Betazzi Bizerril
Palavras-chave: Embalagens
Cosméticos - Indústria
Projeto gráfico (Tipografia)
Packaging
Cosmetics industry
Graphic design (Typography)
Data do documento: 10-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACEDO, Thamiris Rodrigues; BUTZKE, Felipe Araújo. A integração do design de superfícies com o design de embalagens: redesign de embalagem de protetor solar. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar que a integração entre o design de superfícies e o design de embalagens colabora na criação de embalagens competitivas, utilizando como objeto de estudo as embalagens de protetor solar. No mercado varejista atual, existe uma infinidade de produtos e marcas concorrendo pela atenção do consumidor. Neste contexto, a embalagem configura uma importante ferramenta para apresentar diferenciais ao consumidor e o seu tratamento estético ajuda na identificação do consumidor com o produto. Partindo deste panorama, foi observado que muitas embalagens de protetor solar não são exploradas em todo o seu potencial de comunicação com o consumidor. Dessa forma, foram analisadas algumas embalagens de protetor solar existentes no mercado, a fim de pontuar as estratégias utilizadas e possíveis problemas de comunicação. Além disso, foi feita uma pesquisa com os consumidores com o intuito de identificar um público alvo e suas necessidades/anseios em relação a este item de consumo. Aplicando os dados obtidos e fazendo uso da metodologia de design de embalagens de Fábio Mestriner, foram atingidos resultados que apontam o design de superfícies como uma ferramenta de diferenciação estética e elemento de identificação do consumidor com o produto. Isto ficou comprovado por meio de uma ultima pesquisa, comparando a embalagem original com o seu redesign. Os quesitos funcionais, quando aliados a estratégias de marketing que levem o consumidor em consideração, contribuem para que o produto final atenda aos anseios do mercado e assim se torne competitivo diante da vasta concorrência.
Abstract: This paper aims to demonstrate that the integration between the surface design and packaging design collaborates in creating competitive packages, using as an object of study, packages of sunscreen. Today in the retail market, there are so many products and brands competing for consumer attention. In this context, the package sets an important tool to present differentials to the consumer and its aesthetic treatment helps to create identification by the consumer with the product. From this overview, it was observed that many packs of sunscreen are not exploited to their full potential in communication with the consumer. Thus, a few packs of sunscreen were analyzed on the market in order to score the strategies used and possible communication problems. In addition, a survey was done with consumers in order to identify a target audience and their needs/desires regarding to this item of consumption. Applying the data and making use of the Fábio Mestriner’s packaging design methodology, this project achieved results that point the surface design as a tool for differentiation and aesthetic element of consumer identification with the product. This was evidenced by a final research comparing the original packaging with its redesign. The functional requirements when combined with marketing strategies that takes into account the consumer contribute so that the final product meets the expectations of the market and thus become competitive on the vast concurrence.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13921
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