Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13907
Título: Gênero em jogo: um olhar sobre personagens e as representações de tipos de feminilidades e masculinidades nos games de ação contemporâneos
Autor(es): Romanus, Juliana Saldanha
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Identidade de gênero
Personagens e características
Electronic games
Gender identity
Characters and characteristics
Data do documento: 23-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROMANUS, Juliana Saldanha. Gênero em jogo: um olhar sobre personagens e as representações de tipos de feminilidades e masculinidades nos games de ação contemporâneos. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Esta monografia apresenta uma pesquisa sobre representações de identidades de gênero. Tal relato aborda, primeiramente aspectos relativos a proposta de pesquisa. A fundamentação teórica da pesquisa é apresentada em seguida. Os eixos principais de pesquisa estavam no Design de Games, para embasamento histórico do objeto de estudo, e para ambientação com o jogo específico analisado. Nos estudos culturais, de onde foram embasados os conceitos de representação, identidade e estereótipo. O último eixo de estudo foi o das relações de gênero, do qual além de extrair-se o próprio conceito de relação de gênero, também foi revisto os conceitos de identidade de gênero, representações e estereótipo de gênero. A validação da pesquisa aconteceu através da análise específica de um jogo de ação, como sugere o título e como foi proposto. O jogo foi escolhido por sua relevância e representatividade dentro do universo dos jogos eletrônicos de ação. Foram selecionados personagens e a partir das análises observou-se alguns conceitos da fundamentação teórica, alcançando os objetivos da pesquisa.
Abstract: This monograph presents a research on representations of gender identities. This report focuses primarily on aspects of the research proposal. The theoretical research is presented below. The main lines of research were in the Design of Games for historical foundation of the study object, and setting the specific game examined. In cultural studies, were based on where the concepts of representation, identity and stereotypes. The last study was the axis of gender relations, which is in addition to extracting the very concept of gender relations, was also revised the concepts of gender identity, gender representations and stereotypes. The validation of the research took place through the analysis of a specific action game, as the title suggests and as proposed. The game was chosen for its relevance and representativeness within the universe of gaming action. Characters were selected from the analyzes and there was some theoretical concepts, achieving the objectives of the research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13907
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2012_1_08.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.