Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13875
Título: Mídias digitais de apoio à educação ambiental: desenvolvimento de recursos didáticos sobre cuidados com as águas dos rios
Autor(es): Santos, Fernanda Bornancin
Orientador(es): Ono, Maristela Mitsuko
Palavras-chave: Mídia digital
Educação ambiental
Rios
Digital media
Environmental education
Rivers
Data do documento: 8-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Fernanda Bornancin. Mídias digitais de apoio à educação ambiental: desenvolvimento de recursos didáticos sobre cuidados com as águas dos rios. 2011. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Esta monografia apresenta o desenvolvimento de recursos didáticos sobre cuidados com as águas dos rios. Tal relato aborda, primeiramente, a pesquisa e desenvolvimento de conceitos teóricos referentes à visão sistêmica, à Educação Ambiental e ao Design de Interação, que fundamentam a pesquisa e desenvolvimento de uma mídia interativa de apoio à Educação Ambiental, com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Belém - localizada na cidade de Curitiba / PR, destinada ao público infantil, correspondente à faixa etária de 8 a 12 anos -, à qual se integra o Trabalho de Conclusão de Curso em questão. Os fundamentos teóricos foram contextualizados a partir da escolha da mencionada bacia, devido ao alto grau de degradação detectado em seu sistema, apresentando atualmente o maior índice de poluição de águas dentre os rios que banham Curitiba, assim como em vista de sua localização e importância histórica e sociocultural, diretamente relacionadas a essa cidade. Após relato sobre os procedimentos metodológicos de pesquisa e seleção de conteúdos textuais e imagéticos, descreve-se o processo de elaboração dos elementos formais e das ilustrações inseridas, objetivando a aplicação dos mesmos por variados meios como: áudio, vídeo, ilustração, dentre outros. Por fim, apresentam-se os resultados desenvolvidos, salientando-se a harmonia estabelecida no conjunto, seguidos das conclusões obtidas até o final do período vigente.
Abstract: This report is a synthesis of the development of educational resources on taking care of the waters of rivers. First of all, it is concerned to the research and development of theoretical concepts about the systemic perspective, environmental education and interaction design, which are the basis of the research and development of the educational resources for an interactive media for environmental education, focused on the hydrographical basin of the Belém River, which is located in the city of Curitiba, Paraná State, Brazil, and is addressed to children from 8 to 12 years of age. This project is concerned to the Diploma Work developed at the Technology in Graphic Design Course of the Federal University of Technology – Paraná. The theoretical basis was contextualized, based on the choice of the mentioned basin, due to its high level of degradation of its environmental system, currently presenting the highest level of water pollution among the rivers of the city of Curitiba, as well as due to its localization and historical, social and cultural importance, which are directly related to the city. Furthermore, the methodological procedures of the research and the selection of textual and image contents are reported, as well as the process of development of shapes and illustration of elements, amongst others. Finally, the results are reported, emphasizing the harmony of the graphic composition as a whole, and the conclusions that were obtained until the dead line of the project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13875
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2011_2_08.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.