Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13759
Título: Representações de gênero nas embalagens de cerveja: análise do design da família Proibida Puro Malte
Título(s) alternativo(s): Gender representations in beer packaging: design analysis of família Proibida Puro Malte
Autor(es): Oliveira, Katia Fernanda de
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Projeto gráfico (Tipografia)
Embalagens
Identidade de gênero
Graphic design (Typography)
Packaging
Gender identity
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Katia Fernanda. Representações de gênero em embalagens de cerveja: análise do design da família Proibida Puro Malte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Neste trabalho, tenho por objetivo discutir o design como “tecnologia de gênero” na de representações de feminilidades e masculinidades em embalagens de cerveja. Para tanto, o objeto de estudo é a Campanha Família Proibida Puro Malte,lançada em 2017. Opto em destacar no estudo os pontos de contato da marca Proibida, a saber, embalagens das cervejas Puro Malte de lançamento. A marca Proibida apresenta as novas cervejas dentro de uma chave de oposição masculino/feminino, associando a cerveja classificada como mais leve e aromática ao gosto feminino, enquanto relaciona a cerveja classificada como forte ao gosto do homem “macho”. Percebo aqui o gosto marcado por uma diferença de gênero, que é naturalizada e materializada nas embalagens das cervejas pelo design. Essas representações de gênero específicas podem influenciar na constituição da subjetividade dos consumidores-alvo, bem como podem agir de maneira inibitória. Por meio de uma análise das embalagens, busco evidenciar a função do design tanto na construção quanto na desconstrução de representações de gênero, de forma a desnaturalizar a própria linguagem de design utilizada na construção.
Abstract: In this work, my objective is to discuss design as "gender technology" in the construction of representations of femininities and masculinities in beer packaging. Therefore, the object of study is the Campanha Família Proibida Puro Malte,launched in 2017. I choose to highlight in the study the points of contact of the Proibida brand, namely packaging of Puro Malte beers to launch. The Proibida brand presents the new beers within a masculine / feminine key ofopposition, associating the beer classified as lighter and more aromatic to the feminine taste, while it relates the beer classified as strong to the taste of the "macho" man. I notice here the taste marked by a difference of gender, which is naturalized and materialized in the packaging of beers by design. These specific gender representations can influence the constitution of the target consumer's subjectivity, and may act in an inhibitory way. Through an analysis of the packages, I try to show the function of design in both the construction and the deconstruction of gender representations, in order to denature the very design language used in the construction of representations of femininities and masculinities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13759
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2018_2_09.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.