Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13733
Título: Conceitualização, desenvolvimento e impressão serigráfica de pôsteres de rock underground
Título(s) alternativo(s): Conceptualization, dvelopment and screen printing posters for underground rock
Autor(es): Nishijima, Fernando
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Cartazes - Projetos
Contracultura
Comunicação visual
Posters - Design
Counterculture
Visual communication
Data do documento: 25-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NISHIJIMA, Fernando. Conceitualização, desenvolvimento e impressão serigráfica de pôsteres de rock underground. 2014. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho é a criação e produção de uma pequena tiragem de pôsteres de bandas de rock dentro do cenário underground sul-americano, especialmente dentro do Brasil. Para isso, foram escolhidas 5 bandas da atualidade que se enquadram no quesito underground proposto. No trabalho foram utilizados como fundamentos teóricos, a história do design gráfico e a história da arte a partir dos anos 1960, destacando as influências de movimentos de contracultura no Brasil e no mundo. Foi feito um levantamento bibliográfico a fim de definir o que é o underground, não apenas dentro do rock, como movimento, mas sim como linha de pensamento e postura ideológica. Os pôsteres foram compostos por ilustrações e algumas tipografias feitas pelo próprio autor, à mão, aliado a recursos do computador para arte final. Cada um dos pôsteres teve como referência, além da estética única de cada banda, os próprios materiais gráficos delas já existentes, como arte de discos e pôsteres de shows, procurando considerar a fonte de suas influências musicais, fazendo um diálogo direto com a origem do estilo, seu período, contexto e proposta. Por fim, foi produzida uma pequena tiragem de cada um dos pôsteres através do método de impressão serigráfico.
Abstract: The objective of this work is the creation and production of a small run of posters of rock bands in the South American underground scene , especially within Brazil . For this, 5 bands were chosen today that fall in the proposed underground regard. At work were used as theoretical foundations , the history of graphic design and art history from the 1960s , highlighting the influences of counterculture movements in Brazil and worldwide. A literature survey was done in order to define what is underground , not only within the rock , as a movement , but rather as thinking and ideological line stance . The posters were made by some printers and graphics made by the author himself , by hand, combined with computer resources for artwork . Each of the posters had as reference in addition to every single band aesthetic , existing charts of these materials themselves , as art of records and concert posters , consider looking for the source of their musical influences , making a direct dialogue with the origin of style, its period context and proposal. Finally, a small run was produced from each of the print through the silk screen printing method.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13733
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2014_1_16.pdf.pdf6,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.