Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13724
Título: | Narrativa transmidiática: adaptação de um jogo eletrônico para histórias em quadrinhos |
Autor(es): | Correia, Fernando Manoel Jacinto |
Orientador(es): | Silva, Luciano Henrique Ferreira da |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos Jogos eletrônicos - Desenvolvimento Comic books, strips, etc Electronic games - Development |
Data do documento: | 26-Nov-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CORREIA, Fernando Manoel Jacinto. Narrativa transmidiática: adaptação de um jogo eletrônico para histórias em quadrinhos. 2014. 246 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o processo construção de um compilado de histórias em quadrinhos cujo enredo é proveniente de um jogo eletrônico, isto com a pretensão de também elucidar, em âmbito semiótico, os processos sociais e tecnológicos que contribuíram para o aprofundamento dos estudos referentes aos diálogos presentes entre as diversas mídias utilizadas pela indústria do entretenimento, a chamada narrativa transmídia ou transmedia storytelling. Objetiva-se também no que diz respeito ao processo de criação de uma história em quadrinhos, Isto baseando -se nos preceitos presentes nas obras de Scott McCloud e outros autores. Salienta-se nesta seção do trabalho, todos processos práticos e teóricos que contribuíram para construção das histórias em quadrinhos desenvolvidos neste projeto, isto deste os primeiros rascunhos até o processo de colorização, arte finalização e posterior editoração. Na pesquisa, este trabalho também irá abordar a importância de se utilizar um jogo eletrônico como sendo um objeto a ter sua narrativa expandida para o universo das histórias em quadrinhos, isto fomentando a reflexão acerca do papel que esta mídia implica na sociedade contemporânea. Será também justificado o uso do jogo eletrônico The Elder Scrolls V - Skyrim como sendo o contemplado para ter seu universo de eventos expandido para o formato de histórias em quadrinhos. O produto final deste trabalho, além da fundamentação teórica presente através da monografia, é um fascículo encadernado contendo três histórias distintas pertinentes ao universo do jogo eletrônico The Elder Scrolls V- Skyrim. |
Abstract: | The present work presents the process of the construction of a comic book compilation, which the plot was provided from a videogame, this with the intention to make clear, in a semiotics sphere, the social and technological advents which contributes for the profound study of this dialogues between different medias on entertainment industry, the so called transmedia storytelling. This work also have the objective due the process of the creation of a comic book based on works of Scott McCloud and other authors. The emphasis on this section is to show all process, practical an theoretical, regard the construction of the comic books developed in this work, since the first rough sketches passing through coloring process and artwork and then, to the publishing. The research of this work will show the value of the use of a videogame as an object to have its storytelling expanded to the universe of comics, with this stimulating the perception of the importance of this media on society. Will be justified the use of the game The Elder Scrolls V - Skyrim to be adapted to the comics universe. The final product developed in this graduation work, besides the theoretical base in monograph, is a printed comic magazine, which contain three stories, regard the universe of The Elder Scrolls V- Skyrim game. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13724 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODEG_2014_2_06.pdf.pdf | 38,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.