Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13601
Título: Sistema de reaproveitamento de água dispensada no processo de destilação no laboratório J-12 Câmpus Medianeira
Autor(es): Vergara, Lucas Wesley Bitencourt
Orientador(es): Kawahara, Jorge
Palavras-chave: Água - Reuso
Circuitos elétricos
Water reuse
Electric circuits
Data do documento: 10-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VERGARA, Lucas Wesley Bitencourt. Sistema de reaproveitamento de água dispensada no processo de destilação no laboratório J-12 Câmpus Medianeira. 2012. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: A água é um bem natural indispensável para a manutenção da vida da terra bem como os demais seres que nela habitam. Utilizá-la de forma racional não mais se restringe a uma opção individual, mas uma obrigação coletiva. O projeto aqui descrito permite a reutilização de uma considerável parcela de água dispensada no processo de destilação do laboratório J-12, através da aplicação de uma moto-bomba controlada por um circuito elétrico com contatores e dispositvos eletromecânicos para acionamento. A aplicação deste sistema destina-se em bombear uma quantidade de água vinda de um reservatório primário para um reservatório secundário em uma elevação superior, que por sua vez entrega esta água novamente ao aparelho de destilação do laboratório, possibilitando assim a reutilização de uma água que antes era dispensada no sistema de esgoto do próprio laboratório.
Abstract: Water is a natural good essential to the maintenance of life on Earth as well as theother beings that inhabit on it. The racional use is not a personal option but a collective due. The described project allows the re-use of a considerable amount ofwater used in the distillation process in the J-12 laboratory, through the use of a water pump controlled by an electric circuit with water meters and electromechanical devices to be set in motion. The use of this system intends to pump an amount of water that comes from a primary tank into a secondary tank on a superior height,which in turn delivers this water again to the distillation device in the laboratory, enabling the re-use of this water once drained out on the wastewater system of the laboratory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13601
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Manutenção Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COMIN_2012_1_07.pdf500,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.