Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13561
Título: Utilização de eletrodos de sacrifício de ferro na eletrofloculação do efluente de uma indústria têxtil: avaliação da eficiência de tratamento
Autor(es): Floss, Márcia Inês
Callegaro, Talia
Orientador(es): Eyng, Eduardo
Palavras-chave: Gestão ambiental
Resíduos industriais
Indústria têxtil
Environmental management
Factory and trade waste
Textile industry
Data do documento: 30-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CALLEGARO, Talia; FLOSS, Márcia Inês. Utilização de eletrodos de sacrifício de ferro na eletrofloculação do efluente de uma indústria têxtil: avaliação da eficiência de tratamento. 2011. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: A medida que a população, a atividade industrial e a agricultura crescem, aumenta também o consumo de água, daí a necessidade cada vez maior de se manter as águas limpas. As indústrias têxteis também são grandes poluidoras, devido a dificuldade em se fazer o tratamento de seus efluentes. Devido a isso, este estudo consistiu em aplicar a técnica de eletrofloculação, utilizando um eletrodo de Ferro (Fe), em um efluente de uma indústria têxtil, avaliando-se a eficiência na remoção de cor e turbidez sob diferentes condições de pH, intensidade da corrente e tempo de reação. Para a faixa de valores estudada, é possível afirmar que tanto para a remoção de cor quanto turbidez a eletrofloculação demonstrou resultados satisfatórios.
Abstract: As the population, industrial activity and agriculture continues to grow, water consumption, hence the increasing need to keep the waters clean. The textile industries are also major polluters due to the difficulty in treating their effluents. On this way, a study was developed to apply the technique of electroflocculation using an electrode of iron (Fe) in an effluent from a textile industry, evaluating the efficiency in removing color and turbidity at different pH, current intensity and reaction time conditions. For the range of values studied, it is possible to affirm that both the removal of color and turbidity by electroflocculation demonstrated satisfactory results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13561
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COGEA_2011_2_19.pdf596,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.