Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13550
Título: Abordagem da educação ambiental na Escola Municipal Carlos Lacerda
Autor(es): Romiane, Adriana Becker
Hüller, Cristina Raquel
Silva, Berenice Aparecida da
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Coleta seletiva de lixo
Lixo - Eliminação
Educação
Refuse collection
Refuse and refuse disposal
Education
Data do documento: 20-Jun-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BECKER, Romiane Adriana; HÜLLER, Cristina Raquel; SILVA, Berenice Aparecida da. Abordagem da educação ambiental na escola municipal Carlos Lacerda. 2011. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: As questões ambientais na atualidade estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido deve ser ressaltada como elemento fundamental para a transformação da sociedade, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética, distinta daquela norteadora de uma sociedade de consumo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais os quais servem como subsídios para a prática pedagógica. Sabendo que questões relacionadas ao meio ambiente, que abrangem a educação ambiental, a coleta seletiva, a água, a biodiversidade, a mata ciliar, entre outros são problemas que afetam diretamente todas as questões sociais e ambientais foi desenvolvido um projeto em uma escola da rede municipal de ensino do município de Medianeira - PR, com o intuito de esclarecer tal problemática através da educação. Obtendo resultados positivos após a realização do trabalho com os alunos das 4ªs séries da referida unidade escolar.
Abstract: Environmental issues are being discussed today because of the need for change in relation to environmental degradation. Education in this sense should be emphasized as key to the transformation of societies, enabling the development of a new ethics, other than that guides a consumer society. Environmental education should be worked in an integrated, continuous and permanent at all levels and types of education, as prescribed in the National Curriculum which serve as grants for educational practice. Knowing that issues related to the environment, covering environmental education, selective garbage collection, water, biodiversity, riparian forest, among others are problems that directly affect all social and environmental issues was developed a project in a school teaching municipal network of the municipality of Mediatrix - PR, in order to clarify such issues through education. Getting positive results following the completion of the work with students of 4threatscan school unit of that series.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13550
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COGEA_2011_1_02.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.