Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeirich, Ligiane Marcelino-
dc.date.accessioned2015-07-15T14:54:40Z-
dc.date.available2015-07-15T14:54:40Z-
dc.date.issued2015-04-28-
dc.identifier.citationWEIRICH, Ligiane Marcelino. Formação e assimilação de conceitos científicos com abordagem da educação ambiental na educação infantil. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1346-
dc.descriptionAcompanha: Formação e assimilação de conceitos científicos com abordagem da educação ambiental na educação intantilpt_BR
dc.description.abstractThis dissertation came of concern about the way scientific learning is approached in childhood education. It shows a how the children construct the meaning of scientific knowledge starting from environmental reality they live, emphasizing the observation and the perception of this environment. It is a qualitative research and the conception of research utilized is the investigation so that the teenagers reflect on your practice with the goal to transform it. The set of activities made have been four didactic projects (DP, or PD in portuguese) and the didactic sequences (DS, SD in portuguese), based on learning theory fundamentals of the meaning, considering the David Ausubel's propositions and collaborators and the scientific culture focused on critical environmental education. The data analysis obtained throughout the instruments utilizes to take them like: audio records, written records on the field notes, text productions, draws and text made by children (attempt to write) conducted to realize the children learn by reception and discovering, able to form and assimilate concepts when create new relevant conceptions to use in cognitive structure a cognitive bridge for new learning. As result of this research was elaborate a blog, that was based on this research and could be used as subsidy for future planning in the area of human development: Natural relationships, to be a virtual environment and interactive, auspicious for new discussions in pedagogical character of planning together with manager participation with shared pedagogical practice which provided different experiences and experiences for children effecting meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectBlogs - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectBlogs - Developmentpt_BR
dc.titleFormação e assimilação de conceitos científicos com abordagem da educação ambiental na educação infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve origem na inquietação sobre o ensino de ciências na Educação Infantil. Apresenta considerações sobre a forma como as crianças constroem significados sobre os conhecimentos científicos, partindo da realidade do ambiente onde vivem, enfatizando a observação e percepção desse espaço. Trata- se de uma pesquisa qualitativa; a concepção de pesquisa utilizada é a investigação- ação, para que os docentes reflitam sobre sua prática com o objetivo de transformá- la. O conjunto de atividades analisadas envolve quatro projetos didáticos (PD) e três sequências didáticas (SD), baseados nos fundamentos da teoria da aprendizagem significativa, considerando as proposições de David Ausubel e colaboradores, e de formação de cultura científica com enfoque na Educação Ambiental crítica. Os dados da pesquisa foram constituídos por meio de: gravações de áudio e vídeo; registros escritos em diário de campo; produção de texto com destino escrito; desenhos e textos elaborados pelas crianças (tentativas de escrita). A análise de dados foi realizada considerando pressupostos e características de Análise de Conteúdo. Os dados analisados permitem propor que a criança aprende por recepção e por descoberta, sendo capaz de formar e assimilar conceitos, com a criação de subsunçores necessários para cada nova aprendizagem. Como produto desta pesquisa foi elaborado um blog, que apresenta subsídios para futuros planejamentos na área de formação humana: Relações Naturais. O blog, por ser um ambiente virtual e interativo, propiciou novas discussões envolvendo o caráter pedagógico do planejamento conjunto, com a participação do gestor, em uma prática pedagógica compartilhada, viabilizando diferentes experiências e vivências para as crianças.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Weirich, Ligiane Marcelino_2015.pdf12,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Weirich, Ligiane Marcelino_2015_1.pdf6,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons