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Título: Potencial de captação de água da chuva no Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II no município de São Miguel do Iguaçu - Paraná
Autor(es): Galvan, Clícia Amanda
Baseggio, Suellen
Orientador(es): Câmara, Carla Daniela
Palavras-chave: Água - Reuso
Água - Captação
Sustentabilidade
Water reuse
Water, harvesting
Sustainability
Data do documento: 3-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GALVAN, Clícia Amanda; BASEGGIO, Suellen. Potencial de captação de água da chuva no Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II no município de São Miguel do Iguaçu - Paraná. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Considerando o crescimento da demanda por água potável e que ela é um bem finito e essencial para assegurar todas as formas de vida, foi necessário a busca por meios que garantam sua qualidade e disponibilidade. Nesse contexto, a água pluvial é uma aliada, uma vez que mesmo sem ser tratada pode ser utilizada para diversas atividades e é um bem desperdiçado pela maioria da população. Este estudo avaliou o potencial de captação de água pluvial no Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II, situado no município de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. Objetivou-se fornecer subsídios para que futuramente a unidade implante um sistema de captação de água pluvial a fim de reduzir o uso de água potável para atividades em que esta não é necessária. Primeiramente foi calculada a precipitação média anual e mensal com base em série histórica de dez anos na região, encontrando um valor anual de 1.650,28 mm. Em seguida calculou-se o potencial total de captação, que considerou toda a área coberta da estrutura chegando ao resultado de 2.464,68 m³ anuais. O potencial parcial, que considerou os telhados que são atendidos pelas calhas já instaladas, totalizou 998,58 m³ por ano. Posteriormente relacionou-se esses valores com as médias de precipitação e dimensionou-se o sistema de captação de água pluvial compatível com a demanda do Colégio. Após a análise desses dados concluiu-se que a área parcial é suficiente para atender o consumo na unidade, uma vez que o ano de maior demanda foi 2012, totalizando 977 m³. Foi com base nessa área que foi dimensionado o volume do reservatório com base em 4 métodos propostos pela NBR 15.527. Para definir o volume do reservatório, foi usado o resultado obtido pelo método de Rippl. Com base nos estudos utilizados como referência para desenvolver este trabalho, verificou-se que esses sistemas, depois de implantados, em sua totalidade são eficientes na redução dos gastos com água potável. Concluiu-se então, que instalar um projeto de captação de água pluvial é viável no âmbito econômico e promove a sustentabilidade ambiental.
Abstract: Considering the growing of the demand for drinkable water and that this is a finite and essential blessing to insure all forms of life, it became necessary to seek for ways to ensure your quality and availability. In this context the rainwater is an ally, since even without treatment can be used for plenty activities, however, it is a blessing wasted by the majority population. This study evaluated the potential of capturing rainwater in Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II, a school located in São Miguel do Iguaçu, in the west of Paraná. Aimed to provide support then in the future the unit implants a system to capture rainwater to reduce the use of drinkable water for activities where it isn’t needed. First it was calculated the annual and monthly average of the rainwater, based on historical series of ten years in the region, finding an annual amount of 1650.28 mm. Right after it was calculated the total potential of catchment, which considered all the covered area of the structure, achieving the result of 2.464,68 cubic meters annually. The partial potential, which considered the roofs that are served by rails already installed, totalized 998.58 cubic meters annual. After, these values were related to the average precipitation and scaled up the system to capture rainwater compatible with the demands of the School. After the analyzing of these data it was concluded that the partial area is enough to support the consumption in the unit, since the year of higher demand was in 2012, which totalized 977 cubic meters. Based on this area it was dimensioned the volume of the reservoir based on 4 methods proposed by NBR 15,527. In order to define the volume of the reservoir, it was the used the result obtained by the Rippl method. Based on the studies used as reference for developing this work, it was checked that these systems after implanted in their entirety are effective in reducing of spending on drinkable water. It was concluded that, to install a project of rainwater catchment is viable in the economic and promotes environmental sustainability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13468
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