Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13391
Título: Modelagem e interação em ambiente 3d utizando Blender e Unity
Título(s) alternativo(s): Modeling and Interaction in a 3D environment using Blender and Unity
Autor(es): Novelli, Renan
Orientador(es): Paula Filho, Pedro Luiz de
Palavras-chave: Realidade virtual no ensino superior
Ambientes virtuais compartilhados
Análise de interação na educação
Virtual reality in higher education
Shared virtual environments
Interaction analysis in education
Data do documento: 18-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NOVELLI, Renan. Modelagem e interação em ambiente 3D utizando Blender e Unity. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de virtualização de ambientes, tornando possível caminhar, por exemplo, por uma instituição de ensino e aprender sobre fatos referentes a ela e informações sobre os cursos e professores entre outras possibilidades. Esse tipo de visitação virtual proporciona às pessoas experimentarem a instituição de forma mais próxima ao real. Para tanto foi criado um ambiente que permite a visitação à um bloco da UTFPR, câmpus Medianeira. Neste ambiente virtual, é possível a navegação e interação com os professores de Ciência da Computação apresentando informações referentes ao curso, disciplinas e pesquisas. Este projeto é baseado em um ambiente real, permitindo aos interessados no curso explorar o bloco sem a necessidade de estarem ali presencialmente. Focou-se a interação com os professores buscando as informações utilizando um banco de dados XML que possibilita um sistema dinâmico para inserção, alteração e remoção destes. Para a confecção deste projeto foram utilizadas as ferramentas Unity e Blender, que são ferramentas gratuitas, na qual a primeira é uma engine de desenvolvimento de jogos que unifica componentes, enquanto a segunda permite a modelagem de elementos 3D.Ambientes virtuais possibilitam uma maneira diferenciada de apresentar uma instituição permitindo criar um maior interesse de um possível futuro cliente ou aluno dependendo o contexto. Com o ambiente virtual possibilitou-se adquirir as informações com uma interação direta com os modelos dos professores simulando algo próximo do real.
Abstract: This paper present a proposal of virtualization environments, making possible walk, for example, through an educational institution to lean about facts related to it and information’s about courses and teacher among others possibilities. This type of virtual visitation provides people experience the institution more closely to the real. Therefore was created an environment that allows a visitation to a block from UTFPR, campus Medianeira. In this virtual environment, it's possible a navigation and interaction with the teacher from Computer Science showing information’s about the course, subjects and researches. This paper it's based in a real environment, allowing interested in the course explore the block without having to be there in person. It focuses on the interaction with teacher seeking information using a XML database which enables a dynamic system for adding, editing and removing. For making this project the tools Unity e Blender were used, which are free tools, where the first is a game development engine that unifies components, while the second allows the modeling of 3D elements. Virtual Environments enable a differentiated way to introduce an institution allowing to create a greater interest in a possible future client or student depending on the context. With the virtual environment has enabled to acquire the information with a direct interaction with the teacher models simulating something close to real.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13391
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COADS_2015_2_11.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.