Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNovelli, Renan
dc.date.accessioned2020-11-16T14:43:17Z-
dc.date.available2020-11-16T14:43:17Z-
dc.date.issued2015-11-18
dc.identifier.citationNOVELLI, Renan. Modelagem e interação em ambiente 3D utizando Blender e Unity. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13391-
dc.description.abstractThis paper present a proposal of virtualization environments, making possible walk, for example, through an educational institution to lean about facts related to it and information’s about courses and teacher among others possibilities. This type of virtual visitation provides people experience the institution more closely to the real. Therefore was created an environment that allows a visitation to a block from UTFPR, campus Medianeira. In this virtual environment, it's possible a navigation and interaction with the teacher from Computer Science showing information’s about the course, subjects and researches. This paper it's based in a real environment, allowing interested in the course explore the block without having to be there in person. It focuses on the interaction with teacher seeking information using a XML database which enables a dynamic system for adding, editing and removing. For making this project the tools Unity e Blender were used, which are free tools, where the first is a game development engine that unifies components, while the second allows the modeling of 3D elements. Virtual Environments enable a differentiated way to introduce an institution allowing to create a greater interest in a possible future client or student depending on the context. With the virtual environment has enabled to acquire the information with a direct interaction with the teacher models simulating something close to real.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRealidade virtual no ensino superiorpt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectVirtual reality in higher educationpt_BR
dc.subjectShared virtual environmentspt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.titleModelagem e interação em ambiente 3d utizando Blender e Unitypt_BR
dc.title.alternativeModeling and Interaction in a 3D environment using Blender and Unitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de virtualização de ambientes, tornando possível caminhar, por exemplo, por uma instituição de ensino e aprender sobre fatos referentes a ela e informações sobre os cursos e professores entre outras possibilidades. Esse tipo de visitação virtual proporciona às pessoas experimentarem a instituição de forma mais próxima ao real. Para tanto foi criado um ambiente que permite a visitação à um bloco da UTFPR, câmpus Medianeira. Neste ambiente virtual, é possível a navegação e interação com os professores de Ciência da Computação apresentando informações referentes ao curso, disciplinas e pesquisas. Este projeto é baseado em um ambiente real, permitindo aos interessados no curso explorar o bloco sem a necessidade de estarem ali presencialmente. Focou-se a interação com os professores buscando as informações utilizando um banco de dados XML que possibilita um sistema dinâmico para inserção, alteração e remoção destes. Para a confecção deste projeto foram utilizadas as ferramentas Unity e Blender, que são ferramentas gratuitas, na qual a primeira é uma engine de desenvolvimento de jogos que unifica componentes, enquanto a segunda permite a modelagem de elementos 3D.Ambientes virtuais possibilitam uma maneira diferenciada de apresentar uma instituição permitindo criar um maior interesse de um possível futuro cliente ou aluno dependendo o contexto. Com o ambiente virtual possibilitou-se adquirir as informações com uma interação direta com os modelos dos professores simulando algo próximo do real.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Paula Filho, Pedro Luiz de
dc.contributor.referee1Paula Filho, Pedro Luiz de
dc.contributor.referee2Lamb, Juliano Rodrigo
dc.contributor.referee3Pessini, Evando Carlos
dc.contributor.referee4Aikes Junior, Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COADS_2015_2_11.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.