Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13378
Título: Conceitos de usabilidade de software aplicados em um projeto web de controle de salas
Título(s) alternativo(s): Usability evaluation applied to a control rooms of web design
Autor(es): Senger, João Henrique
Orientador(es): Lamb, Juliano Rodrigo
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento
Engenharia de software
Interfaces (Computadores)
Computer software - Development
Software engineering
Computer interfaces
Data do documento: 3-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SENGER, João Henrique. Conceitos de usabilidade de software aplicados em um projeto web de controle de salas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A usabilidade aplicada no desenvolvimento de software proporciona uma melhoria na qualidade de software e um melhor conforto para o usuário. Este trabalho tem como objetivo melhorar a usabilidade de um software web de controle de salas utilizando a linguagem Java, padrões de projetos, características de IHC (Interface Homem Computador) e usabilidade de software. A metodologia de avaliação utilizada é a de inspeção e cognição, em que o avaliador que é o próprio autor do trabalho inspeciona o conteúdo do programa e levanta possíveis problemas na interface. Após a avaliação é apontado em forma de quadros as principais características da interface e sua conformidade com as determinações de interface. Por fim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de melhoria da usabilidade aplicado ao software, apoiado na pesquisa realizada.
Abstract: Usability applied in software development provides an improvement in software quality and better comfort for the user. This work aims to improve the usability of a control rooms of web software using the Java language, design patterns, IHC characteristics (Human Interface Computer) and software usability. The evaluation methodology used is the inspection and cognition, where the evaluator who is the author’s own work inspects the program content and raises potential problems in the interface. After the evaluation is pointed in tabular form the main features of the interface and its compliance with the interface determinations. Finally, this paper presents the development of improved usability applied to software, based on the research conducted.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13378
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COADS_2015_1_09.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.