Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13375
Título: Contagem de aves de corte em um aviário através do processamento digital de imagens
Título(s) alternativo(s): Count of broilers in an aviary, through digital image processing
Autor(es): Berlanda, Cleifai Aparecido Guedes
Orientador(es): Paula Filho, Pedro Luiz de
Palavras-chave: Administração da produção
Compressão de dados (Computação)
Sistemas de suporte de decisão
Production management
Data compression (Computer science)
Decision support systems
Data do documento: 12-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BERLANDA, Cleifai Aparecido Guedes. Contagem de aves de corte em um aviário através do processamento digital de imagens. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O avanço na área de processamento digital de imagens proporciona ganho de produtividade e respostas consistentes nos mais diversos setores de produção. Tendo este trabalho o objetivo de utilizar técnicas de processamento digital de imagens para contar o numero de objetos em cena, foram utilizadas operações aritméticas como subtração, soma e multiplicação, técnicas da morfologia matemática como erosão e dilatação, técnicas de detecção de bordas como canny, findCountours e drawCountours e a técnica de binarização inRange, com o objetivo de contar o numero de aves na região de interesse.
Abstract: The advancement in image digital processing area provides gains in productivity and consistent responses in various production sectors. With this work the aim of using image digital processing techniques to count the number of objects in the scene, techniques were used arithmetic operations such as subtraction, addition and multiplication techniques of mathematical morphology such as erosion and dilation, edges detection techniques as canny, findCountours and drawCountours and binarization technique inRange, in objective to count the number of birds in the region of interest.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13375
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COADS_2015_1_06.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.