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Título: Conhecimentos nutricionais e consumo de produtos lácteos: um estudo com estudantes em diferentes instituições de ensino de Medianeira, PR
Autor(es): Rosso, Adriele
Oliveira, Josiane Felisberto da Silva de
Orientador(es): Drunkler, Deisy Alessandra
Palavras-chave: Leite
Alimentos Naturais
Milk
Natural Foods
Data do documento: 15-Jun-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROSSO, Adriele; OLIVEIRA, Josiane Felisberto da Silva de. Conhecimentos nutricionais e consumo de produtos lácteos: um estudo com estudantes em diferentes instituições de ensino de Medianeira, PR. 2011. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: A realização do trabalho se deu em três etapas, onde foram aplicados questionários em duas escolas do Município de Medianeira PR, sendo uma estadual e a outra particular. A idade das crianças questionadas foi entre 9 e 13 anos, correspondentes ao 3º e 4º ano do ensino primário. Na primeira etapa, os questionários foram aplicados a 52 alunos sem qualquer tipo de informação nutricional sobre os produtos lácteos, visando conhecer o nível de informações sobre o consumo de leite e derivados pelos estudantes. Para a segunda etapa foi apresentado um teatro de fantoches como ação de conscientização, onde o tema de abrangência foi a importância do leite para a saúde. Já a terceira etapa constituiu-se na reaplicação do questionário aos mesmos alunos da primeira etapa, com o objetivo de comparar os conhecimentos dos estudantes nas duas etapas e avaliar a importância da conscientização sobre os benefícios nutricionais dos produtos lácteos. Observou-se grande influência da ação de conscientização aplicada aos alunos, uma vez que os índices de padrão de consumo, conhecimento nutricional e participação na merenda escolar, relacionados aos produtos lácteos foram maiores após esclarecimentos sobre a importância dos mesmos para a saúde, principalmente na faixa etária correspondente aos participantes do estudo (7-13 anos).
Abstract: This work was performed in three stages, where questionnaires were administered at two schools in the city of Medianeira PR, one state and one private. The children surveyed were between 9 and 13 years, corresponding to 3º and 4º years of primary education. In the first stage, questionnaires were administered to 52 students without any nutritional information on milk products, seeking to ascertain the level of knowledge and consumption of dairy products by students. For the second step was made a puppet theater as an act of awareness, where the topic covered was the importance of milk for health. The third step consisted in the reapplication of the same questionnaire to students in the first stage, with the aim of comparing students' knowledge in two steps and evaluate the importance of awareness about the nutritional benefits of milk. We observed a large influence of awareness and commitment to students applied, since the rates of consumption patterns, nutritional knowledge and participation in school meals, related to dairy products were higher after clarification of their importance to health, especially in corresponding age group to study participants.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13311
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