Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13252
Título: Livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015: uma análise das propriedades periódicas
Título(s) alternativo(s): Chemistry textbooks approved by the 2015 National Textbook Program (PNLD): analysis of the periodic properties
Autor(es): Koch, Francieli Ines Link
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Tabela periódica dos elementos químicos
Ciência - História
Química
Periodic law
Science - History
Chemistry
Data do documento: 28-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: KOCH, Francieli Inês Link. Livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015: uma análise das propriedades periódicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: O presente trabalho contempla a análise da forma como as obras aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2015), apresentam os conceitos relativos as propriedades periódicas. As investigações fundamentam-se na pesquisa qualitativa do tipo exploratória embasada em critérios alicerçados na história da ciência e ensino da periodicidade elementar, relacionados com o que é proposto nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+, 2002) para o ensino desta, isto é, se conduz à aprendizagem significativa. Nos livros didáticos, analisou se as obras embasam o estudo do fenômeno da periodicidade no modelo tradicional de ensino ou abrangem a metodologia de diferenciada de ensino no qual utiliza-se o sistema de arranjo dos átomos como uma ferramenta para auxiliar na compreensão do referido conceito pelos educandos. Com a pesquisa, investigou como aborda-se a história da ciência nos livros didáticos disponíveis para esta modalidade de ensino, com o intuito de verificar se contém o processo de construção do conhecimento científico, isto é, segmento humano, mutável, complexo, não acumulativo e dependente dos contextos socioculturais da época.
Abstract: The present work contemplates the analysis of the form in which the textbooks approved in the National Program of Didactic Book (PNLD, 2015), presents the concepts related to the properties of the periodic table of elements. The research is based on an exploratory type of qualitative research with the criteria of the history of science and elementary periodicity of the elements, confronted with what is proposed in the Complementary Educational Guidelines to the National Curricular Parameters (PCN +, 2002) for a more meaningful teaching and learning method. The textbooks analysis consisted in verifying if the study of the periodicity phenomenon was based in the traditional model of education or if they include a differentiated methodology of teaching in which is used the system of arrangement of atoms as a tool to better assist the understanding of the concept by the learners. With the research, the investigation of how the history of science is approached in the textbooks available for this modality of teaching was made, in order to verify if it contains the process of construction of scientific knowledge, this is, the human segment knowledge that is changeable, complex, non-cumulative and dependent on the sociocultural contexts of each epoch.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13252
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livrosdidaticosquimicaaprovados.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.