Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMioduski, Karyne Aparecida-
dc.date.accessioned2015-06-29T14:50:19Z-
dc.date.available2015-06-29T14:50:19Z-
dc.date.issued2013-09-05-
dc.identifier.citationMIODUSKI, Karyne, Aparecida. Meios tecnológicos para interagir no aprendizado de temas da educação ambiental. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica do Paraná, Ponta Grossa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1319-
dc.descriptionAcompanha: Manual didático para elaborar blogs com objetivo de fortalecer o ensino-aprendizadopt_BR
dc.description.abstractThe goal of this study is to create a teaching resource for teachers, using the technological means available to help the environmental education in the public schools of the State of Paraná. This work was developed through workshops directed to teachers who participated in the training offered by the Education Secretary of State of Paraná - SEED, in this occasion Blogs were used to address Environmental Education issues. The research is characterized as applied, classified as exploratory quantitative / qualitative, made with a group of teachers and students from the Environment Technical School in Ponta Grossa - PR. Questionnaires in spreadsheet format were applied to teachers and students to evaluate the interaction between teachers and students with the technological means, and analyze its impact as a teaching tool in the teaching-learning process. To achieve the objectives of this research, there was made a survey in the literature addressing the main technological tools applied as a teaching resource , in particular the blog , the themes of Environmental Education , School Diary 21 , the continuing study of teachers and the technology used in workshops , mental maps. The final product of this work is the development of the blog, so that teachers have opportunities to develop actions and materials to discuss themes and attitudes of Environmental Education and the School Diary 21.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleMeios tecnológicos para interagir no aprendizado de temas da educação ambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo Elaborar um recurso didático para os professores, utilizando-se os meios tecnológicos disponíveis para auxiliar a Educação Ambiental em escolas da rede pública do Estado do Paraná. Este trabalho se desenvolveu através de oficinas direcionadas aos professores que participaram da capacitação ofertada pela Secretaria do Estado do Paraná - SEED, ocasião em que se utilizou de Blogs para abordar temas da Educação Ambiental. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, classificada como exploratória de natureza quantitativa / qualitativa, realizada com um grupo de professores e uma turma de alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente da cidade de Ponta Grossa – PR. Aplicou-se aos docentes e alunos, questionários em formato de planilha eletrônica e impressos, a fim de avaliar a interação de professores e alunos com os meios tecnológicos, além de analisar seu impacto como ferramenta didática no ensino-aprendizagem. Para atingir os objetivos desta pesquisa foi realizado um levantamento na literatura abordando as principais ferramentas dos meios tecnológicos aplicadas como recurso didático, em específico o blog, os temas da Educação Ambiental, Agenda 21 Escolar, a formação continuada dos professores, além da técnica utilizada nas oficinas de capacitação, os mapas mentais. Como produto final deste trabalho, foi desenvolvido um blog, para que os professores tenham possibilidades de desenvolver ações e materiais didáticos para discutir temas e atitudes da Educação Ambiental e da Agenda 21 Escolar.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Mioduski, Karyne Aparecida_2013.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Mioduski, Karyne Aparecida_2013_1.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.