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Título: Aplicação de um método de gestão por processo em um hospital no Oeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Applying a modern process management methodology on a hospital
Autor(es): Gama, Julia Almeida
Orientador(es): Pereira Junior, Edson Hermenegildo
Palavras-chave: Qualidade
Controle de processo
Estudos de viabilidade
Quality
Process control
Feasibility studies
Data do documento: 13-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GAMA, Julia Almeida. Aplicação de um método de gestão por processo em um hospital no Oeste do Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: O atual modelo de produção, em desenvolvimento desde a revolução industrial exige excelência e perfeição nos processos, diminuição de custos e aumento contínuo da produtividade. Uma maneira de alcançar estes feitos é a substituição dos métodos de gestão considerados tradicionais e, muitas vezes, ultrapassados, por um novo método de gerir por processos. A implantação deste novo modelo de gestão é viável para empresas de todos os tamanhos e setores devido ao fato de que toda organização é constituída de processos, e consequentemente pode ser beneficiada pelo modelo proposto. Dentro deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a aplicação de um método de gestão por processos em um hospital de média complexidade situado na região oeste do Paraná. Inicialmente, verificou-se o processo que possuía a maior reprovação dos clientes internos dentro do setor de compras do hospital. Na sequência, realizaram-se entrevistas para a obtenção do conhecimento do processo e identificação das anomalias. Em seguida, foram feitos estudos e por fim, a elaboração dos planos de melhorias para os processos.
Abstract: The current production model, which has been under development since the industrial revolution, demands excellence and perfection in processes, cost reduction and continuous increase of productivity. One way to achieve these attainments is to replace management methods considered traditional and often outdated by a new method of managing by processes. The implementation of this new management model is feasible for companies of all sizes and sectors due to the fact that every organization is made up of processes, and consequently can benefit from the proposed model. Within this context, the present work has the purpose of applying a process management method in a medium complexity hospital located in the western region of Paraná. Initially, the process that had the greatest disapproval of internal customers within the hospital's purchasing sector was verified. Then, interviews were conducted to obtain the knowledge of the process and identification of the anomalies. After wards, studies were done and finally the elaboration of improvement plans for the processes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13058
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