Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13011
Título: Análise do processo produtivo em uma fábrica de confecções do oeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Production process analysis in a clothing factory in west Paraná
Autor(es): Smaniotto, Natália
Orientador(es): Lionço, Vânia
Palavras-chave: Planejamento empresarial
Controle de produção
Controle de processo - Métodos estatísticos
Business planning
Production control
Process control - Statistical methods
Data do documento: 16-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SMANIOTTO, Natália. Análise do processo produtivo em uma fábrica de confecções do oeste do Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
Resumo: Dentro da indústria da transformação, a segunda maior indústria geradora de empregos no Brasil é a indústria da moda, porém a concorrência de roupas importadas aumentou cerca de 24 vezes desde a última década, resultando em maiores dificuldades para o crescimento de novas indústrias nacionais. Deste modo, torna-se cada vez mais importante fazer uma análise das oportunidades de melhorias para uma empresa se tornar mais competitiva no mercado. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o tempo e método utilizado no processo produtivo de uma fábrica de confecções do oeste do Paraná. Com a aplicação dos conceitos do estudo de tempos e métodos, foi identificado e eliminado os movimentos desnecessários na fabricação, padronizado o método de fabricação que mais se adapte a empresa e definido o tempo padrão de produção do vestido na indústria. Além disso, com os resultados obtidos, comparou-se os tempos encontrados com o da empresa, notando-se que há uma grande diferença de tempo no processo produtivo. Assim, tornou-se fundamental para a indústria estudada observar os dados e assim começar a se planejar e programar melhor sua produção.
Abstract: In the processing industry, the second largest industry which creates more employment in Brazil is the fashion one. However, the competition with imported clothes increased about 24 times since the last decade, which has resulted in big difficulties to develop new national industries. This analysis aims to assess the time and method utilized in the production process of a clothing factory located in West Paraná. Applying the Times and Methods Study, this research identified, eliminated unnecessary motions, standardized the manufacturing method with the one that fits best to the company, and defined the production times. Moreover, with the results obtained, the times between what I found and what the company had were compared, and it was noted a huge difference in the production process time. Then, this study was essential to provide the company a better way of planning and scheduling its production.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13011
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseprocessoprodutivoconfeccaoes.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.