Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12938
Título: Análise de viabilidade econômica do uso de geradores de energia elétrica no horário de ponta em uma indústria de médio de porte
Título(s) alternativo(s): Economic feasibility analysis of peak hour power generator use in a medium-sized industry
Autor(es): Matiello, Pedro Paulo Martins
Orientador(es): Fank, Lotário
Palavras-chave: Estudos de viabilidade
Indústrias - Consumo de energia
Energia elétrica – Produção
Feasibility studies
Industries - Energy consumption
Electric power production
Data do documento: 20-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MATIELLO, Pedro Paulo Martins. Análise de viabilidade econômica do uso de geradores de energia elétrica no horário de ponta em uma indústria de médio de porte. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Devido à alta demanda de energia que as concessionárias sofrem no final da tarde e início da noite, as empresas fornecedoras de energia elétrica, tentando diminuir esse pico de carga, penalizam os consumidores industriais, aumentando de 3 a 4 vezes o valor da tarifa de energia nesses horários que são denominados como horário de ponta. Para que a empresa não veja sua conta de energia aumentar bruscamente, acarretando assim em um valor final do produto maior e perda de competitividade, a geração de energia por meio de geradores surge como uma alternativa. Por isso, neste estudo, será realizado uma análise de viabilidade da utilização de geradores a diesel no horário de ponta em uma indústria de médio porte, com a aplicação dos métodos determinísticos de análise de investimentos a partir da projeção do fluxo de caixa para ambas as situações. O estudo em questão, apontou que mesmo com um expressivo investimento para a aquisição e funcionamento dos geradores, há viabilidade econômica para essa forma de geração.
Abstract: Due to the high energy demand that utilities suffer in the late afternoon and early evening, electric utilities, trying to reduce this peak load, penalize industrial consumers by increasing the energy tariff by 3-4 times. At these times which are termed as rush hours. So that the company does not see its energy bill increase sharply, thus leading to a higher final product value and loss of competitiveness, power generation through generators emerges as an alternative. Therefore, in this study, a feasibility analysis of the use of rush hour diesel generators in a medium-sized industry will be performed, with the application of deterministic investment analysis methods based on the cash flow projection for both companies. Situations. The study in question, pointed out that even with a significant investment for the acquisition and operation of generators, there is economic viability for this form of generation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12938
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viabilidadeeconomicageradorenergia.pdf834,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.