Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12913
Título: Aplicação da ferramenta estratégica Balanced Scorecard na gestão de uma empresa júnior
Título(s) alternativo(s): Application of the strategic Balanced Scorecard tool in the management of a junior enterprise
Autor(es): Miranda, Ingridy Maria Xavier
Orientador(es): Brun, Sergio Adelar
Palavras-chave: Planejamento empresarial
Gestão do conhecimento
Administração de empresas
Business planning
Knowledge management
Industrial management
Data do documento: 18-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MIRANDA, Ingridy Maria Xavier. Aplicação da ferramenta estratégica Balanced Scorecard na gestão de uma empresa júnior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: As empresas vêm buscando se adaptar as rápidas mudanças do mercado. Portanto, as organizações devem ser mais flexíveis e atender as necessidades do cliente, buscando um posicionamento competitivo no mercado. Para que isto ocorra, é necessário que a gerência desenvolva estratégias competitivas, baseado em objetivos claros, pontuais e alcançáveis. Também o planejamento das formas de utilização dos recursos monetários e intelectual é de extrema importância. Assim, a empresa terá conhecimento dos procedimentos para atingir com eficiência o seu objetivo, garantindo sucesso na consolidação mercadológica. O principal objetivo do estudo é identificar pontos fortes e limitações de uma Empresa Júnior, elaborando estratégias para fortalecer a marca no meio competitivo. Para tal, foram realizados questionários para coleta de dados qualitativos relevantes para a pesquisa. Por fim, foi aplicada a ferramenta Balanced Scorecard. As coletas de dados apontaram para a necessidade de melhoria na estrutura interna, relacionado a gestão do conhecimento, comunicação interna e motivação. Assim, o BSC auxiliou na definição dos objetivos, indicadores, metas e ações, a fim de erradicar as dificuldades apresentadas pela Empresa Júnior. Para trabalhos futuros, recomenda-se detalhar os processos internos, aprimorando metodologias de planejamento e execução de projetos; e atração de novos clientes utilizando ferramentas mercadológicas.
Abstract: Companies are seeking to adapt to the rapid changes in the market. Therefore, organizations must be more flexible and meet customer needs, seeking a competitive positioning in the market. For this to happen, management needs to develop competitive strategies based on clear, timely and achievable objectives. Also the planning of the ways of using the monetary and intellectual resources is of utmost importance. Thus, the company will have knowledge of the procedures to efficiently achieve its goal, ensuring success in market consolidation. The main objective of the study is to identify strengths and limitations of a Junior Enterprise, developing strategies to strengthen the brand in the competitive environment. To this end, questionnaires were conducted to collect qualitative data relevant to the research. Finally, the Balanced Scorecard tool was applied. Data collection pointed to the need for improvement in the internal structure, related to knowledge management, internal communication and motivation. Thus, BSC assisted in the definition of objectives, indicators, goals and actions in order to eradicate the difficulties presented by the Junior Enterprise. For future work, it is recommended to detail internal processes, improving project planning and execution methodologies; and attracting new customers using marketing tools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12913
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaoferramentabalancedscorecard.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.