Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12896
Título: Implantação de um centro de distribuição de uma empresa de alimentos do oeste do Paraná
Autor(es): Cezar, Thiago de Camargo
Orientador(es): Borges, Reginaldo
Palavras-chave: Cadeia de logística integrada
Logística empresarial
Distribuição de mercadorias
Integrated logistic support
Business logistics
Physical distribution of goods
Data do documento: 30-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CEZAR, Thiago de Camargo. Implantação de um centro de distribuição de uma empresa de alimentos do oeste do Paraná. 2014. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O fenômeno da competitividade, ascendente desde a metade do século XX, tem impulsionado o surgimento de novas áreas que propiciam vantagens competitivas às empresas. É o caso da temática abordada neste estudo, cujo objetivo principal foi investigar a gestão da cadeia de suprimentos – Supply Chain Management – da Ninfa Indústria de Alimentos, de Medianeira – PR, em relação à localização, formação e gerenciamento dos canais de distribuição de seus produtos logísticos no Estado de Santa Catarina. Inicialmente, fez uma revisão de literatura enfocando conceitos relativos à logística empresarial, gestão da cadeia de suprimento e produtos logísticos. Na sequência, apresentou-se a metodologia do estudo, e, em seguida, a caracterização da empresa, sua logística empresarial, seus produtos logísticos e seus canais de distribuição. Por último, discutiu-se a nova configuração dos canais de distribuição dos produtos da Indústria para o mercado de Santa Catarina e sugeriu-se a constituição de uma empresa suporte ou uma filial no mercado catarinense para melhorar seu serviço logístico e possibilitar a ampliação de sua competitividade e volume de suas vendas.
Abstract: The phenomenon of competitiveness, rising since half of the twentieth century, has pushed the emergence of new areas that provide competitive advantages to the companies. This applies to the theme discussed in this study, whose main objective was to investigate the management of the supply chain – Supply Chain Management – Ninfa Food Industry from Medianeira – PR, regarding the location, training and management of distribution channels of their logistic products in the State of Santa Catarina. Initially, it has done a literature review focusing on concepts related to logistic business, supply chain management and logistics products. Following, it has presented the methodology of the study, and then the company characterization, its logistics business, its logistics products and its distribution channels. At last, it has been discussed the new distribution of the industry products configuration to the market of Santa Catarina and it has been suggested the establishment of a support company or a branch in the Santa Catarina market to improve its logistics service and enable the expansion of its competitiveness and volume of their sales.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12896
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COENP_TCC_2014_1_11.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.