Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12863
Título: Análise do processo de produção de uma indústria de confecção por meio de simulação computacional: um estudo de caso
Autor(es): Bortoluzzi, Rafael
Orientador(es): Santos, Airton Azevedo dos
Palavras-chave: Arena (Programa de computador)
Vestuário - Indústria
Métodos de simulação
Arena (Computer file)
Clothing and dress - Industry
Simulation methods
Data do documento: 23-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BORTOLUZZI, Rafael. Análise do processo de produção de uma indústria de confecção por meio de simulação computacional: um estudo de caso. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar através de técnicas de simulação computacional o processo de produção de uma pequena indústria de confecção localizada na região oeste do Paraná. Um modelo do tipo dinâmico, discreto e estocástico foi implementado no software de simulação Arena®. A partir deste uma variação no modelo foi realizada para estudar uma configuração com duas máquinas de costura. Os resultados obtidos pela simulação demonstraram que a utilização, no processo de produção, de mais uma máquina de costura apresentou um acréscimo de 100 calças em relação ao cenário atual.
Abstract: This work aimed to analyze by means of computer simulation techniques the production process of a small clothing industry located in west region of Paraná. A stochastic, discrete and dynamics model was implemented in the Arena® simulation software. From this, a variation in the model was performed to study a configuration with two sewing machines. The simulation results showed that the use in the production process of another sewing machine presented an increase of 100 pants in relation to the current scenario.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12863
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COENP_ 2013_1_19.PDF953,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.