Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12785
Título: Análise dos requisitos da qualidade do café na opinião dos consumidores: um estudo em uma indústria cafeeira no estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): Analysis of coffe quality requirements in the opinion of consumers: a study in a coffe industry in the state of Bahia
Autor(es): Vendrame, Isabela Rosada
Selis Filho, Israel Lobo
Orientador(es): Wrasse, Carlos Laercio
Palavras-chave: Alimentos - Qualidade
Clientes - Fidelização
Inteligência competitiva (Administração)
Food - Quality
Customer loyalty
Business intelligence
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VENDRAME, Isabela Rosada; SELIS FILHO, Israel Lobo. Análise dos requisitos da qualidade do café na opinião dos consumidores: um estudo em uma indústria cafeeira no estado da Bahia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Com o processo de globalização, as organizações tornaram-se altamente competitivas. Nesse contexto, o desenvolvimento da gestão da qualidade e a implantação das ferramentas da qualidade são as opções mais indicadas para que os gestores aumentem sua competitividade, melhorem o seu processo e obtenham a satisfação dos clientes. Com o intuito de atendê-los, a ferramenta Casa da Qualidade possui grande importância, pois permite a conversão dos requisitos do consumidor em especificações ao produto, adequando-o conforme a necessidade do cliente. Neste trabalho, aplicou-se essa ferramenta em uma indústria cafeeira localizada no Sudoeste da Bahia, onde por meio da degustação do produto e das respostas obtidas nos questionários, verificou-se que, para satisfazer as necessidades dos consumidores deve-se melhorar a textura do café, e segundo a perspectiva dos comerciantes os itens preço, marketing da marca e qualidade devem ser revistos.
Abstract: With the globalization process, business organizations became highly competitive. In this context, the development of quality management and implantation of quality tools are the most indicated options for managers to become more competitive, improve their process and get customers satisfied. With the objective of serving these managers, the Quality Home tool has major importance because it allows the conversion of customers requirements into product specifications suiting the customer's needs. In this paper, the QFD tool was applied at a coffee industry based on the south-west of Bahia, where, through the product tasting and the answers obtained in the questionnaire was possible to verify that in order to attend the customers need, it must improve the texture of the coffee and according to a perspective of salespeople it also needs improvement on attributes such as price, marketing and quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12785
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiserequisitosqualidadecafe.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.