Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12773
Título: Análise de um processo de fabricação de tachas em uma indústria de placas de sinalização: um estudo de caso usando simulação
Título(s) alternativo(s): Analysis of a stud-making process in a signboard industry: a case study using simulation
Autor(es): Dias, Lucas Segateli Demarchi
Orientador(es): Santos, José Airton Azevedo dos
Palavras-chave: Software
Simulação (Computadores)
Otimização matemática
Computer software
Computer simulation
Mathematical optimization
Data do documento: 7-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DIAS, Lucas Segateli Demarchi. Análise de um processo de fabricação de tachas em uma indústria de placas de sinalização: um estudo de caso usando simulação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: Atualmente, o ambiente globalizado e altamente competitivo impõe as empresas dois grandes desafios: a otimização dos recursos e a redução dos custos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo utilizar técnicas de simulação computacional na análise do processo de fabricação de tachas em uma indústria de placas de sinalização. Um modelo do tipo dinâmico, discreto e estocástico foi implementado no software de simulação JAAMSIM, distribuído sob licença livre. Resultados de simulação demonstraram que a redução de um funcionário, no processo de produção, praticamente não altera o tempo de produção das tachas.
Abstract: Nowadays, the globalized and highly competitive environment imposes the companies two major challenges: the optimization of resources and the reduction of costs. In this context, this work aims to use computational simulation techniques in the analysis of the manufacturing process of tacks in a signaling industry. A dynamic, discrete and stochastic type model was implemented in the JAAMSIM simulation software, distributed under free license. Simulation results showed that the reduction of an employee in the production process practically does not change the time of production of the tacks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12773
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseprocessofabricacaotachas.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.