Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12751
Título: Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Decision behavior in the Big Data context – a case study in a LPG company from Southeastern Brazil
Autor(es): Oliveira, Carlos Murilo Rossi Trettel de
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Inteligência competitiva (Administração)
Gás natural liquefeito
Processo decisório
Business intelligence
Liquefied natural gas
Decision making
Data do documento: 11-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Carlos Murilo Rossi Trettel de. Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região sudeste do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: As mudanças no mercado e a globalização fazem com que a inteligência competitiva esteja presente nas organizações modernas. Neste sentido, faz-se necessário acompanhar as novidades de mercado e as inovações tecnológicas, em específico o Big Data. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral apresentar ferramentas que utilizam informações para estruturar a tomada de decisões no universo comercial do GLP envasado. Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma aplicação prática de ferramentas propostas, que inicialmente foi pensando teoricamente, e posterior aplicado ao mercado brasileiro. Apresenta relevância social quando estuda o comportamento do mercado de GLP com o propósito de melhorar o atendimento ao consumidor final dando-lhe acesso ao serviço de qualidade. A pesquisa apresentada é construída metodologicamente, em relação a sua natureza como básica, quanto ao seu objetivo como exploratória, quanto ao objeto como bibliográfica e quanto aos procedimentos técnicos é um resultado de uma investigação bibliográfica, de levantamento e de estudo de caso. Em síntese, este trabalho apresenta no contexto da inteligência competitiva e do Big Data, a utilização da ferramenta Trello e do software Power BI, demonstrando o movimento do processo desde a alimentação de dados e informações, passando pela construção de conhecimento e gerando a sabedoria na tomada de decisão.
Abstract: Market changes and globalization make competitive intelligence present in modern organizations. In this sense, it is necessary to follow market news and technological innovations, in particular Big Data. In this sense, this paper aims to present tools that use information to structure decision making in the commercial universe of bottled LPG. This Course Conclusion Paper is the result of a practical application of proposed tools, which was initially thought theoretically, and later applied to the Brazilian market. It has social relevance when it studies the behavior of the LPG market with the purpose of improving the service to the end consumer giving him access to the quality service. The research presented is methodologically constructed, regarding its nature as basic,its objective as exploratory, its object as bibliographic and its technical procedures as a result of a bibliographic investigation, survey and case study. In summary, this work presents, in the context of competitive intelligence and Big Data, the use of Trello tool and Power BI software, demonstrating the movement of the process from the feeding of data and information, through the construction of knowledge and generating wisdom in decision making.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12751
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comportamentodecisoriocontextobigdata.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.