Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12747
Título: Otimização no processo de distribuição na fármacia de hospital por meio de um método de gestão por processos
Título(s) alternativo(s): Optimization in the distribution process in a hospital pharmacy by a process management method
Autor(es): Lopes, Isabela Pereira
Orientador(es): Pereira Junior, Edson Hermenegildo
Palavras-chave: Processos 
Qualidade dos produtos 
Farmácia
Trials
Quality of products
Pharmacy
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOPES, Isabela Pereira. Otimização no processo de distribuição na farmácia de um hospital por meio de um método de gestão por processos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Nos dias atuais é de extrema importância que as organizações sejam competitivas no mercado em que estão inseridas. Para que isso ocorra é necessário que alguns métodos considerados tradicionais sejam deixados para trás e que novos meios sejam utilizados para gerir os processos de maneira mais eficaz, buscando a otimização e o melhor resultado possível. É nesse contexto que a gestão por processos vem auxiliar as organizações de todos os graus de complexidade a tornarem seus processos ótimos. Baseando-se nisso, o presente trabalho teve como principal objetivo a aplicação de um método de gestão por processos no setor da farmácia de um hospital situado no oeste do Paraná. A princípio foi mapeado o processo de distribuição da farmácia e posteriormente realizadas entrevistas um maior conhecimento do processo e a identificação de problemas. Finalmente foram realizados estudos que possibilitaram a elaboração dos planos de ação para o processo. Com as análises feitas, pôde-se observar que os fatores mais problemáticos eram relacionados a comunicação entre os setores clientes e a farmácia, o que fez com que os planos de ações tivessem que ser focados principalmente nessa área, propondo melhorias relacionadas a treinamento e obrigatoriedade no uso do sistema que integra todo o hospital.
Abstract: Nowadays, it is extremely important that organizations are competitive in the market they are in. For this to occur, it is necessary that some traditional methods be left behind and new means be used to manage the processes more effectively, seeking optimization and the best possible result. It is in this context that process management helps organizations of all degrees of complexity to make their processes optimal. Based on this, the present work has as main objective the application of a process management method in the pharmacy sector of a hospital located in the west of Paraná. At the outset, the distribution process of the pharmacy was mapped and later interviews were conducted with a greater knowledge of the process and the identification of problems. Finally, studies were carried out that enabled the elaboration of action plans for the process. With the analysis made, it could be observed that the most problematic factors were related to communication between the client and pharmacy sectors, which meant that the action plans had to be focused mainly in this area, proposing improvements related to training and mandatory use of the system that integrates the entire hospital.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12747
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
otimizaçaoestogagemmateriaismetodos.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.