Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12733
Título: Associação do balanço de massa e de ferramentas da gestão da produção para otimização da produção de uma indústria cervejeira
Título(s) alternativo(s): Association of mass balance and production management tools to optimize the production of a brewing industry
Autor(es): Perandim, Leandro Andrade
Orientador(es): Genena, Aziza Kamal
Palavras-chave: Fluxogramas
Malte
Dióxido de carbono
Flow charts
Malt
Carbon dioxide
Data do documento: 19-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PERADIM, Leandro Andrade. Associação do balanço de massa e de ferramentas da gestão da produção para otimização da produção de uma indústria cervejeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A monografia apresenta as características que envolvem o mundo cervejeiro, desde o mercado atual, a breve história da cerveja, a linha de produção de cerveja detalhada em cada etapa e as ferramentas de produção do projeto. O objetivo da pesquisa é a associação de duas vertentes: o balanço de massa como base para dados e variáveis do processo e as ferramentas da gestão de produção: Gestão de recursos e estoques, MRP(Material Requirement Planning), PMP(Programa Mestre de Produção), ERP(Enterprise Resources Planning) e eficiência do processo. A pesquisa tem caráter dedutivo e de busca de dados ao qual utilizou-se da união das ferramentas para otimizar pontos de melhoria na produção de cerveja. Os dados analisados demonstram que as etapas estudadas do processo cervejeiro de uma cervejaria regional são pontos otimizadores em contraste com as de uma microcervejaria e são viáveis para a otimização do processo de produção de cerveja desta. Concluiu-se que os pontos de otimização do algoritmo de gerenciamento de lotes, reutilização total do subproduto da filtração e da fermentação são vantajosos para o processo de produção da microcervejaria.
Abstract: The monograph presents the characteristics that involve the brewing world, from the current market, the brief history of beer, the beer production line detailed in each stage and the production tools of the project. The objective of the research is the association of two aspects: mass balance as a basis for data and process variables and the tools of production management: Resource and Inventory Management, MRP (Material Requirement Planning), PMP ), ERP (Enterprise Resources Planning) and process efficiency. The research has a deductive character and data search which is expected to use the union of the tools to optimize points of improvement in beer production. The data analyzed demonstrate that the steps studied in the brewing process of a regional brewery are optimizing points in contrast to those of a microbrewery and are feasible for the optimization of the brewing process. It was concluded that the optimization points of the batch management algorithm, total reuse of the by-product of the filtration and the fermentation are advantageous for the production process of the microbrewery.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12733
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
associaçaobalançoproduçaocervejaria.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.