Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12554
Título: Estudo da estimativa de dispersão atmosférica do gás amônia em um possível sinistro de uma agroindústria da Região Oeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Study of the estimation of the atmospheric dispersion of the ammonia gas in a possible accident of an agroindustry of the Western Region of Paraná
Autor(es): Izumi, Juliana Akemi
Orientador(es): Eyng, Eduardo
Palavras-chave: Amônia
Ar - Poluição
Processos gaussianos
Ammonia
Air - Pollution
Gaussian processes
Data do documento: 22-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: IZUMI, Juliana Akemi. Estudo da estimativa de dispersão atmosférica do gás amônia em um possível sinistro de uma agroindústria da Região Oeste do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Emissões de poluentes atmosféricos tem preocupado a sociedade nos últimos anos. Conhecer o comportamento da dispersão desses compostos se fez importante para a tomada de decisão em cenários de sinistros, onde é necessário que se aplique um plano de emergência. O modelo Gaussiano de dispersão de poluentes atmosféricos é um método clássico e muito utilizado para a simulação de dispersão de poluentes. Este trabalho teve o objetivo de simular a dispersão de gás amônia em um sinistro de uma agroindústria da região oeste do Paraná. Foi analisado a concentração na dispersão de amônia para as velocidades máxima e mínima, e para as estações do ano. Foi desenvolvido um software para realizar a modelagem em linguagem MatLab. Como resultados, foram obtidos os gráficos de concentração com longo das direções, x e y (comportamento da pluma de dispersão) bem como o perfil da concentração ao longo da distancia na direção do vento. Com isso concluiu-se que em velocidades elevadas, a dispersão é facilitada e que em períodos noturnos, a dispersão é dificultada, devido ao baixo gradiente de temperatura que não auxilia na convecção e movimentação do ar.
Abstract: Emissions of air pollutants have been worrying in recent years. Knowing the behavior of the dispersion of these compounds is important for a decision making in scenarios of claims, where it is necessary to install an emergency plan. The Gaussian model of dispersion of atmospheric pollutants is a classic and widely used for a simulation of dispersion of pollutants. This work had the objective of simulating a dispersion of gas in an accident of an agroindustry of the western region of Paraná. It was analyzed for the first time in frequency dispersion for maximum and minimum velocity, and for the seasons. Software was developed to perform a MatLab language modeling. As the buttons were rounded up and up and up and up, with the sense of scattering up and down. With this it was concluded that the dispersion is facilitated and it is done in nocturnal periods, a dispersion is difficult, due to the low temperature gradient that does not aid in the convection and movement of the air.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12554
Aparece nas coleções:MD - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dispersaoatmosfericagasamonia.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.