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Título: Termoquímica e a poluição atmosférica: um estudo na perspectiva CTSA
Título(s) alternativo(s): Thermochemistry and air pollution: a study in the STS perspective
Autor(es): Moretti, Andressa Algayer da Silva
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Termoquímica
Ar - Poluição
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Ciência - Estudo e ensino
Thermochemistry
Air - Pollution
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Science - Study and teaching
Data do documento: 22-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MORETTI, Andressa Algayer da Silva. Termoquímica e a poluição atmosférica: um estudo na perspectiva CTSA. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: A perspectiva educacional de Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA) proporciona o estudo dos conceitos científicos a partir de situações reais, o que motivou esta pesquisa cujo fulcro é estudar os fenômenos relacionados à ciência Química, aos aspectos tecnológicos, sociais e ambientais, o que colabora para a desconstrução de uma imagem de “Ciência” distante do cotidiano dos alunos. Neste contexto, foi elaborada uma sequência didática nos moldes CTSA com a temática “Qual a Química que você respira?” organizada em uma dinâmica didático-pedagógica, conhecida como os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1982) - problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, e aplicada em uma turma do 2o ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual do município de Londrina. No primeiro momento analisou-se os conhecimentos prévios dos alunos sobre termoquímica mediante aplicação de questionário e iniciou-se a problematização a partir de uma charge adaptada pelo professor, conduzindo-os para a temática de poluição atmosférica. No segundo momento, os conteúdos científicos intrínsecos à Termoquímica foram estudados mediante teoria, textos, resolução de exercícios e atividade experimental. No terceiro momento foi aplicado o questionário final, o mesmo do inicial, como forma de verificar os conhecimentos obtidos pelos alunos veiculado por essa metodologia na perspectiva CTSA e foi pedido a eles que escrevessem uma história no sentido de desafiá-los a relacionar os conceitos estudados em aula. A proposta didática foi promissora para o ensino de termoquímica na perspectiva CTSA visto que, por meio das análises dos dados quantitativos e qualitativos, foi constatado que os estudantes foram capazes de relacionar conceitos da Química trabalhados aos efeitos da poluição atmosférica e na saúde, além de instiga-los à tomada de decisão a partir das atividades realizadas. Sobretudo foi notória a afinidade entre os pressupostos de CTSA e a alfabetização científica pautados pelos indicadores elencados por Sasseron e Carvalho (2008; 2010). A partir dos pressupostos de CTSA houve uma percepção primorosa no que se refere a conscientização ambiental, por parte dos alunos, ao perceberem os efeitos no meio ambiente e na saúde culminando na apresentação de algumas medidas mitigadoras para evitar ou diminuir a poluição atmosférica. Face aos resultados obtidos recomenda-se a utilização da proposta visando a melhoria da aprendizagem em química.
Abstract: The educational perspective of Science Technology Society and Environment (STS) provides the study of scientific concepts from real situations, which motivated this research whose fulcrum is to study the phenomena related to chemical science, to the aspects Technological, social and environmental, which contributes to the deconstruction of an image of "science" distant from the daily lives of the students. In this context, a didactic sequence was elaborated in the STS molds with the theme "which chemistry do you breathe?" organized in a didactic-pedagogical dynamic, known as the three pedagogical moments of Delizoicov e Angotti (1982) - initial problematization, organization of Knowledge and application of knowledge, and applied in a class of the 2nd year of High school, in a state college in the city of Londrina. In the first moment, the students previous knowledge about Thermochemistry was analyzed by applying a questionnaire and the problematization began with a comic strip adapted by the teacher, leading them to the theme of atmospheric pollution. In the second moment, the scientific contents intrinsic to thermochemistry were studied through theory, texts, exercise resolution and experimental activity. At the third moment the final questionnaire was applied, the same as the initial one, as a way to validate the knowledge obtained by the students conveed by this methodology in the STS perspective and they were asked to write a story in order to challenge them to relate the concepts studied in class. The didactic proposal was promising for the teaching of thermochemistry in the STS perspective, since, through the analysis of quantitative and qualitative data, it was found that the students were able to relate concepts of chemistry worked to the effects Air pollution and health, besides instigating them to the decision making from the realized activities. Most notably, the affinity between the STS assumptions and the scientific literacy based on the indicators listed by Sasseron and Carvalho (2008; 2010) was noted. It can be inferred that from the assumptions of STS there was an exquisite perception regarding the environmental awareness, by the students, by perceiving the effects on the environment and health culminating in mitigating measures to prevent or reduce air pollution. In view of the results obtained, it is recommended to use the proposal in order to improve the learning in chemistry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12349
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