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Título: WebQuest: ferramenta utilizada para a formação continuada de uma professora de química
Título(s) alternativo(s): WebQuest: tool used for continuing formation of a chemistry teacher
Autor(es): Santos, Fabrício da Silva
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Ferramentas de busca na Web
Internet na educação
Química - Estudo e ensino
Professores - Formação
Web search engines
Internet in education
Chemistry - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 21-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, Fabrício da Silva. WebQuest: ferramenta utilizada para a formação continuada de uma professora de química. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Atualmente a sociedade está se deparando com uma revolução nas comunicações por meio das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) disponíveis no mercado. Consequentemente a área da educação também tem sido afetada por esta onda tecnológica. Portanto, dentre os mais variados recursos tecnológicos disponíveis, a webquest pode ser utilizada no âmbito educacional não só como prática de intervenção pedagógica, mas também como domínio de estudo e investigação, pois se trata de uma eficiente ferramenta didática. Logo, um planejamento de ensino que contemple a utilização do computador e, em especial, o uso adequado da webquest, pode proporcionar aulas de Química mais dinâmicas e motivadoras, trazendo os benefícios ao ensino. Contudo, a implantação desses recursos tecnológicos em sala de aula esbarra em alguns obstáculos, entre eles a formação dos professores. Assim, o minicurso elencado neste trabalho foi promovido no intuito de contribuir para a formação continuada de uma professora da Educação Básica, a qual, o mesmo teve a duração de 2 dias, totalizando 3 horas, e possibilitou a professora se capacitar e manusear a ferramenta tirando as suas possíveis dúvidas. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista, gravação dos momentos de formação continuada e questionário final. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011; MORAES, 1999), definido como categorias a priori, uma adaptação dos Focos de Aprendizagem Docente (FAD). Os dados revelaram que a professora investigada tem buscado se capacitar continuamente para aprender a utilizar as ferramentas digitais que surgem e, durante o processo, se mostrou interessada em aprender a nova ferramenta didática, enfatizou em suas falas a necessidade da utilização adequada dessas tecnologias para o contexto de sala de aula e para isso aponta o planejamento didático. Os resultados demonstram que a professora teve uma boa aceitação em aprender a manusear a ferramenta webquest e poderá utilizá-la em suas aulas de Química a proporcionar atividades diversificadas aos alunos.
Abstract: Nowadays society is facing a revolution in communications through new technologies of communication and information available in the market and the education area has also been affected by this technological wave. Among the various technological resources available, the webquest can be used in the education sector not only as a practice of pedagogical intervention, but also as a field of study and research, as it is a powerful teaching tool. Therefore, an educational planning that includes the use of a computer and, in particular, the proper use of webquest can provide chemistry classes more dynamism and motivation, bringing benefits to teaching. However, the implementation of these technological resources in the classroom comes up against some obstacles, including the training of teachers. Thus, the short course part listed in this work was promoted in order to contribute to the continuing education of a teacher of basic education. The short course lasted two days, totaling 3 hours. During this short course the teacher learned how to handle the tool taking its possible doubts. For data collection was used an interview, moments of continuing education recording and final questionnaire. Data analysis was performed through content analysis (MORAES, 1999), defined as a priori categories, an adaptation of the Teaching Learning Spotlights (FAD). The data revealed that the investigated teacher has sought to continuously train to learn how to use digital tools that arise and, in the process, was interested in learning new teaching tool, emphasized in her speech the need for proper use of these technologies for classroom context and to this points the didactic planning. The results show that the teacher had a good acceptance in learning how to handle the webquest tool probably will use it in their chemistry classes to provide diverse activities to students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12331
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