Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBordignon, Kione Baggio-
dc.date.accessioned2015-06-08T21:46:35Z-
dc.date.available2015-06-08T21:46:35Z-
dc.date.issued2012-02-23-
dc.identifier.citationBORDIGNON, K.B. Reflexões sobre ciência e tecnologia e suas implicações sociais em aulas de botânica aplicada a farmacologia. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1232-
dc.descriptionAcompanha: Reflexões sobre ciência e tecnologia e suas implicações sociais em aulas de botânica aplicada a farmacologiapt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to propose teaching strategies that stimulate reflection on science, technology and its social implications in the classes of Botany Applied Pharmacology for the Pharmacy course. The methodological approach was qualitative interpretive in nature. The data collection techniques were used on field notes, photographs and films. Also in some instances, were used questionnaires with open questions. The study involved 23 students of the second period of the Course of Pharmacy institution of higher education Union of Education in southwestern Paraná - UNISEP, the municipality of Francisco Beltran, state of Paraná, in the discipline of Botany Applied Pharmacology. In the course of the study was the development of activities: technical visit to "The Apothecary", discussions on science and technology, reading news, production of the institutional herbarium, making folders, with final seminar presentation for the entire academic community. At the end of the study, it was noticed that the students have developed regarding their views on social issues of science and technology and the influence of science and technology in daily life. As a final product of the study has drawn from the teaching guide activities, so that other teachers can use it as a reference and / or make adjustments in the application of other studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectFarmacologiapt_BR
dc.subjectBotanypt_BR
dc.subjectPharmacologypt_BR
dc.titleReflexões sobre ciência e tecnologia e suas implicações sociais em aulas de botânica aplicada à farmacologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi propor estratégias de ensino que estimulem a reflexão sobre ciência, tecnologia e suas implicações sociais nas aulas de Botânica Aplicada à Farmacologia no curso de Farmácia. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram anotações em diário de campo, fotografias, filmagens. Também em alguns momentos foram utilizados questionários com perguntas abertas. Participaram do estudo 23 alunos do segundo período do Curso de Farmácia da instituição de ensino superior União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP, do município de Francisco Beltrão, estado do Paraná, na disciplina de Botânica Aplicada a Farmacologia. No decorrer do estudo houve o desenvolvimento das atividades: visita técnica ao “O Boticário”, discussões sobre ciência e tecnologia, leitura de notícias, produção do herbário institucional, confecção de folders, seminário final com apresentação para toda a comunidade acadêmica. No final do estudo, percebeu-se que os alunos evoluíram em relação as suas concepções sobre as questões sociais da ciência e da tecnologia e a influência científica e tecnológica no cotidiano das pessoas. Como produto final do estudo foi elaborado um guia didático a partir das atividades desenvolvidas, para que outros professores possam utilizá-lo como referência e/ou façam adaptações na aplicação de outros estudos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor-co1Carletto, Márcia Regina-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Bordignon, Kione Baggio_2012.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Bordignon, Kione Baggio_2012_1.pdf674,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.