Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12321
Título: Formação inicial docente: um estudo da viabilidade de uma oficina temática para o ensino de química
Título(s) alternativo(s): Teachers’ education: a viability study for chemistry teaching though a thematic workshop
Autor(es): Moraes, Marlon Pegoraro de
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Professores - Formação
Química - Estudo e ensino
Fórum (Debates)
Combustíveis
Teachers, Training of
Chemistry - Study and teaching
Forums (Discussion and debate)
Fuel
Data do documento: 22-Out-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MORAES, Marlon Pegoraro de. Formação inicial docente: um estudo da viabilidade de uma oficina temática para o ensino de química. 2017. 82 f. Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná.
Resumo: O Ensino de Ciências, sobretudo a Química, ainda precisa atender várias expectativas da modernidade. Nos últimos anos, a sociedade experimentou evoluções marcantes quanto a aspectos políticos, econômicos, sociais e, em especial, tecnológicos, ao passo que a disciplina de Química no contexto escolar ainda consiste em muitas práticas pedagógicas pautadas na transmissão de um currículo conteudista desligado da realidade mundial. Atribui-se a este fato, a lacunas ainda presentes em cursos de licenciatura em química noturnos que na verdade, são construídos muitas vezes com características de bacharelado, ou seja, não há subsídios suficientes e necessários durante a formação do profissional docente que o habilite a pensar o ensino científico com um viés mais consciente e compromissado para o exercício da cidadania. Diante dessas considerações, a pesquisa tem por finalidade investigar as contribuições para a formação inicial de licenciandos em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Londrina a partir da aplicação de uma Oficina Temática para o Ensino de Química. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e respeitou as seguintes etapas: elaboração da Oficina Temática (OT), aplicação do questionário inicial, seguido da aplicação da OT e do questionário final. Verificou-se que a metodologia de Oficinas Temáticas contribuiu para o processo de formação inicial do professor de Química promovendo conscientização de aspectos específicos da didática do ensino de ciências, apreensão dos conceitos químicos e estimulando a pesquisa na profissão docente. Espera-se que este trabalho contribua para práticas de melhoria dos cursos de formação de professores em Química por intermédio do ensino por oficinas, visto que este é capaz de oferecer novas ferramentas de trabalho, promover o aprendizado dos conteúdos químicos e promover a pesquisa na profissão docente.
Abstract: Science Teaching, especially Chemistry, still needs to meet various expectations of modernity. In recent years, society has undergone remarkable evolutions regarding political, economic, social and, in particular, technological aspects, whereas the discipline of Chemistry in the school context still consists of many pedagogical practices based on the transmission of a content based curriculum disconnected from reality. It is attributed to this fact, gaps still present in undergraduate courses in chemistry at night, which are often constructed with characteristics of baccalaureate, that is, there are insufficient and necessary subsidies during the training of the teaching professional that enables they to conceive scientific education with a more conscious and committed practice towards the exercise of citizenship. In view of these considerations, the research aims to investigate the contributions to the initial training of chemistry graduates of the Federal Technological University of Paraná – Campus Londrina from the application of a Thematic Workshop for Chemistry Teaching. This work is characterised as a qualitative research and respected the following steps: elaboration of the Thematic Workshop (TW), application of the initial questionnaire, followed by the application of the TW and the final questionnaire. It was verified that the Thematic Workshop methodology contributed to the initial formation process of the Chemistry teacher promoting awareness of specific aspects of didactics of science teaching, apprehension of chemical concepts and stimulating research in the teaching profession. It is expected that this work will contribute to the improvement of the courses of teacher training in Chemistry through the teaching of workshops, as it is able to offer new work tools, to promote the learning of the chemical contents and to promote research in the profession teacher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12321
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2017_2_05.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.