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Título: Propostas de melhorias na matriz de competências: estudo de caso de uma indústria do setor de embalagens de Londrina
Autor(es): Marafanti, Camila
Orientador(es): Baroneza, Andréa Maria
Palavras-chave: Capital humano
Competências essenciais
Administração de pessoal
Human capital
Core competencies
Personnel management
Data do documento: 19-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MARAFANTI, Camila. Propostas de melhorias na matriz de competências: estudo de caso de uma indústria do setor de embalagens de Londrina. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: As mudanças e as adaptações aos sistemas produtivos e as novas abordagens para a atividade de produção tem exigido um olhar mais atento às pessoas, assim como, o desenvolvimento de novas habilidades e competências em detrimento da visão sistêmica e posicionamento estratégico futuro da empresa no mercado (Batalha, 2008). O engenheiro de produção como um profissional com ampla formação, e que, tem lidado diretamente com o contexto empresarial vigente deve, na visão de Chiavenato (2010), apresentar competências no campo da gestão de pessoas. Diante disso, a pergunta de partida que norteou este trabalho foi: como melhorar a matriz de competências utilizadas pelo setor de Coextrusão da empresa Alfa? Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e, análise documental da matriz de competências da empresa estudada, o que caracterizou acesso a dados secundários e a utilização de um estudo de caso, também, aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas, ou seja, uso de dados primários. A análise dos dados foi realizada na forma de análise de conteúdo. O resultado levou a seguinte conclusão: que a empresa aplica em sua matriz de competências, de forma congruente, o conjunto de competências técnicas, humanas e sociais conforme os teóricos em destaque no trabalho. Mas, há uma valorização acessiva das competências técnicas e as demais são quase nulas. Não há congruência das informações advindas da missão, da visão e dos valores da empresa com os atributos distribuídos nos grupos de competências humanas e sociais evidenciados na matriz de competência da empresa e, por fim, o líder participante da pesquisa percebe a importância das competências humanas e sociais assinalando quase que a totalidade das listadas no questionário e também várias das competências técnicas listadas fazendo trocas em algumas. O que dá o entendimento de que o líder tem muito a acrescentar para a reestruturação da matriz de competências da empresa tornando-a uma real ferramenta de análise, reflexão e desenvolvimento organizacional que deve ser adaptada aos setores da empresa em detrimentos dos seus objetivos estratégicos.
Abstract: The changes and adaptations to production systems and new approaches to production have required a closer look at people as well as the development of new skills and competencies to the detriment of the company's systemic vision and future strategic positioning in the market (Batalha, 2008). The production engineer as a broadly trained professional who has dealt directly with the prevailing business context should, according to Chiavenato (2010), present competences in the field of people management, faced with this, the starting question that guided this work was: how to improve the matrix of competences used by Alpha's Coextrusion sector? For this, a qualitative descriptive research was used, as well as a documentary analysis of the competency matrix of the studied company, which characterized the use of secondary data and the use of a case study, closed and open questions, i.e. use of primary data. The data analysis was performed as content analysis. The result led to the following conclusion: that the company applies in its competency matrix, congruently, the set of technical, human and social competences according to the outstanding theorists at work. But there is an accessory valuation of technical skills and the others are almost nil. There is no congruence of information from the company's mission, vision and values with the attributes distributed in the human and social competences groups evidenced in the company's competency matrix and, finally, the research leader realizes the importance of human and social competences, marking almost all of those listed in the questionnaire and also several of the technical skills listed by exchanging some. This gives the understanding that the leader has much to add to the restructuring of the company's competency matrix, making it a real tool for analysis, reflection and organizational development that should be adapted to the company's sectors to the detriment of its strategic objectives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12289
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