Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12281
Título: | Indústria 4.0: modelo de uma fábrica de ensino para UTFPR Campus Londrina |
Título(s) alternativo(s): | Industrie 4.0: learning factory model for UTFPR Londrina Campus |
Autor(es): | Takahashi, Guilherme Hanaoka |
Orientador(es): | Tondato, Rogério |
Palavras-chave: | Indústria de tecnologia de ponta Engenharia de produção Ensino Competências essenciais High technology industries Production engineering Teaching Core competencies |
Data do documento: | 25-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | TAKAHASHI, Guilherme Hanaoka. Indústria 4.0: modelo de uma fábrica de ensino para UTFPR Campus Londrina. 2019. [64] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
Resumo: | A partir do contexto da globalização e a evolução crescente de tecnologias, surgiu o conceito da indústria 4.0, inicialmente aplicada nos países desenvolvidos e hoje difunde-se mundialmente. Através dessas tecnologias, surge uma nova demanda na formação dos profissionais e este trabalho visa identificar as competências necessárias dos engenheiros de produção na indústria 4.0 propondo como forma de aprendizagem uma fábrica de ensino. Por meio de didática focada em interdisciplinaridade e aplicação prática com problemas reais, desenvolve-se o modelo proposto para aplicação no curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina. É utilizado o método conceitual explorando os modelos a partir de conferências em fábrica de ensino no contexto mundial e o resultado é um modelo holístico com tecnologias da indústria 4.0, com matriz de competências definida e seu ciclo de vida estabelecido como melhoria contínua e exploração de problemas reais para aprendizagem. |
Abstract: | From the context of globalization and the growing evolution of technologies, the concept of Industrie 4.0 emerged, initially applied in developed countries and is now spreading worldwide. Through these technologies, a new demand arises in the training of professionals and this paper aims to identify the necessary skills of the industrial engineers proposing as a way of learning a teaching factory. By means of didactics focused on interdisciplinarity and practical application with real problems, the proposed model for application in the Production Engineering course of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina campus is developed. The conceptual method is used by exploring the models from learning factories conferences in the global context and the result is a holistic model with technologies of Industrie 4.0, with defined competency matrix and its lifecycle established as continuous improvement and exploration of problems solving. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12281 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_COENP_2019_1_06.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.